
As recentes movimentações do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ao declarar apoio entusiástico ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), pré-candidato ao governo do Espírito Santo, estão redesenhando o cenário político na Grande Vitória.
Ferraço, que já tem boa vantagem no sul do Estado e equilíbrio no centro, começa a ganhar fôlego para ultrapassar Lorenzo Pazolini (PL), prefeito de Vitória, que aparecia com sete pontos à frente na primeira rodada do Paraná Pesquisas. A última pesquisa do mesmo instituto, porém, mostrou empate técnico.
A adesão de Euclério — com capilaridade e voto consolidado em Cariacica — tem peso político e estratégico. E se o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), atual secretário de Desenvolvimento, seguir o mesmo caminho, o jogo pode virar ainda antes do fim do mês.
Enquanto isso, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), insiste em sua pré-candidatura ao governo, mas sua viabilidade ainda é considerada baixa. O nome apoiado por Casagrande, no entanto, tende a ter mais força em eventual segundo turno.
Euclério, agora, virou peça-chave. Leal a Ferraço, ganha destaque como possível vice, alternativa futura para o governo ou até mesmo postulante à prefeitura de Vitória em 2028. No xadrez eleitoral, tornou-se coringa decisivo.
Como ensina o ditado político: quem chega primeiro, bebe água limpa.