
As chuvas intensas que atingiram o Espírito Santo na madrugada deste sábado (5) deixaram 47 pessoas desalojadas em Alegre, região do Caparaó capixaba. A Defesa Civil Estadual informou que as chuvas afetaram 25 famílias, que foram instruídas a ficar fora de casa até que o alerta passasse.
O distrito de Anutiba foi o local mais atingido, com a chuva começando por volta das 18h e se intensificando novamente às 22h. Moradores acionaram a Defesa Civil após a água invadir as casas, e móveis precisaram ser elevados às pressas.
Além dos desalojados, houve o rompimento da adutora de abastecimento de água, resultando na paralisação do abastecimento. No município, choveu cerca de 34,8 milímetros, enquanto Muniz Freire registrou 104 milímetros, sendo a cidade mais afetada pelo temporal no estado.
Novo Alerta de Chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja para 36 cidades do Espírito Santo, válido até às 10h deste domingo (6). É esperado acumulado de chuva de 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h. As cidades sob alerta incluem Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vila Velha.
A Defesa Civil Municipal está trabalhando para atender as famílias afetadas e pede a colaboração da população para ajudar a esclarecer as circunstâncias da chuva .