Quatro hábitos simples ajudam a aliviar a azia após as refeições

Mudanças simples na alimentação e na rotina podem reduzir a azia e melhorar a digestão. Especialistas orientam procurar um médico quando a queimação se torna frequente ou persistente.

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 06 26t234818 104
- Foto: Divulgação Tua Saúde

A sensação de queimação no peito ou na garganta após as refeições, conhecida como azia, afeta milhões de pessoas. O problema acontece quando o ácido do estômago retorna ao esôfago. Embora seja comum, especialistas afirmam que mudanças simples na rotina podem aliviar os sintomas e prevenir novas crises.

Entre as principais recomendações estão comer devagar e mastigar bem os alimentos. Além disso, médicos orientam evitar refeições muito volumosas. Outra medida importante é esperar pelo menos duas horas antes de se deitar após comer. Da mesma forma, reduzir o consumo de frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e refrigerantes também ajuda a controlar o problema. Esses alimentos aumentam a produção de ácido e dificultam a digestão. Especialistas ainda recomendam fazer refeições menores ao longo do dia.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Estudos científicos também apontam benefícios na elevação da cabeceira da cama. Segundo os pesquisadores, essa medida reduz os episódios de refluxo durante a noite. No entanto, a pessoa deve procurar um gastroenterologista quando a azia ocorre mais de duas vezes por semana. A recomendação também vale para casos acompanhados de dificuldade para engolir, perda de peso ou uso frequente de antiácidos. Nesses casos, a queimação pode indicar doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite ou hérnia de hiato.