Lei obriga agressor a custear atendimento de vítimas

Projeto aprovado pela Câmara responsabiliza financeiramente agressores condenados pela Lei Maria da Penha

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 06 26t092757 816
Foto: Divulgação -

A Câmara Municipal de Vila Velha aprovou, na quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 2.296/2026. A proposta obriga agressores condenados com base na Lei Maria da Penha a ressarcirem integralmente os gastos médicos e terapêuticos das vítimas de violência doméstica. De autoria do vereador Anadelso Pereira, o texto recebeu aprovação unânime e agora segue para sanção do Executivo municipal.

A nova legislação responsabiliza financeiramente homens condenados por violência doméstica pelos custos gerados no atendimento às vítimas na rede pública de saúde. Entre as despesas estão exames, medicamentos, internações, sessões de fisioterapia e outros tratamentos necessários para a recuperação física e emocional das mulheres.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Além disso, o município deverá identificar, contabilizar e consolidar todos os gastos relacionados ao atendimento das vítimas. Com a medida, a prefeitura busca reduzir o impacto financeiro sobre os cofres públicos. Ao mesmo tempo, a iniciativa reforça a responsabilização dos agressores e amplia a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.