Deputados destacam avanços de Cariacica nos 136 anos do município

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 11 5

Cariacica comemorou 136 anos de emancipação política nesta quarta-feira (24). Durante sessão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputados destacaram os avanços do município nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde e economia. Além disso, os parlamentares ressaltaram a importância da cidade para o desenvolvimento capixaba.

O deputado Capitão Assumção (PL) afirmou que Cariacica deixou de ser vista como o “patinho feio” do Espírito Santo. Segundo ele, a cidade recebeu investimentos importantes nos últimos anos. Mais de mil ruas ganharam pavimentação e drenagem. Além disso, a iluminação pública passou a contar com lâmpadas de LED e o município recebeu um novo mercado municipal.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Segurança pública

Na segurança, Capitão Assumção destacou o aumento de 150% no efetivo da Guarda Municipal. Conforme o parlamentar, a ampliação contribuiu para reduzir os roubos de veículos. Os índices caíram 26% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Presidindo a sessão, o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) elogiou a força do povo cariaciquense. Segundo ele, a cidade desempenha papel estratégico para o comércio, a indústria e o empreendedorismo do Estado.

Educação e saúde

Na educação, os deputados lembraram que o número de escolas em tempo integral cresceu de duas para 23 unidades. Além disso, os estudantes passaram a receber kits escolares e uniformes completos. Como resultado, o município conquistou o Selo Ouro no Programa Nacional de Alfabetização, do Ministério da Educação.

Já na saúde, os parlamentares citaram a construção de novas unidades. Eles também destacaram o sistema de agendamento on-line, responsável atualmente por cerca de 70% das consultas na rede municipal.

Economia em crescimento

Outro ponto destacado foi o desempenho econômico de Cariacica. De acordo com Capitão Assumção, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal cresceu 34% nos últimos quatro anos. Por isso, as projeções apontam que a cidade poderá se tornar a segunda maior economia do Espírito Santo.

Além do crescimento econômico, a prefeitura conquistou o Selo Diamante em governança pública e recebeu nota máxima em avaliações do Tesouro Nacional. Por fim, os deputados reconheceram o trabalho do prefeito Euclério Sampaio (União Brasil) e da vice-prefeita Shymenne de Castro (PSB) na melhoria da qualidade de vida da população.