
O governo do presidente Lula (PT) atualizou o Ligue 180. A central agora inclui novos tipos de crimes. Entre eles estão estupro virtual, sextorsão e violência psicológica com uso de inteligência artificial, como deepfakes.
A mudança ocorreu após aumento nas denúncias de violência digital contra mulheres. Segundo o Ministério das Mulheres, os casos subiram 188,6% em 2026. O número passou de 5.795 para 16.725 registros. Além disso, 2.281 denúncias envolveram o ambiente virtual. Uma mesma ocorrência pode reunir mais de um tipo de crime.
O ministério também ampliou a capacitação dos atendentes. Eles agora identificam e registram as novas formas de violência. Além disso, orientam vítimas sobre como guardar provas e acionar plataformas digitais. O governo também defende a aprovação de uma lei contra misoginia. O Ligue 180 recebe cerca de 3 mil ligações por dia.











