Desportiva Ferroviária avança na Copa do Brasil após vencer Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis

Equipe capixaba garante vaga inédita na segunda fase ao vencer por 3 a 1 nas penalidades após empate no tempo normal

- Imagem ilustrada e criada por IA.

A Desportiva Ferroviária conquistou uma vaga inédita na segunda fase da Copa do Brasil 2026 ao vencer o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis, após um empate de 1 a 1 no tempo normal. A partida, disputada na noite de terça-feira (17) no estádio Lourival Gomes, em Saquarema, foi marcada pela tensão, mas a Tiva mostrou frieza e garantiu a vitória por 3 a 1 nas penalidades.

Primeiro tempo equilibrado

A partida começou equilibrada, com o Sampaio Corrêa pressionando, mas sem conseguir converter as oportunidades em gol. A Desportiva, por sua vez, conseguiu responder com boas investidas, sendo a principal delas um cabeceio de Ruan que acertou o travessão. Mesmo com bons momentos das duas equipes, o placar seguiu sem gols até o intervalo.

Segunda etapa agitada

No segundo tempo, o jogo ganhou intensidade. Aos 24 minutos, Tiago Moura abriu o placar para a Desportiva com um belo gol de fora da área. O Sampaio Corrêa, porém, não demorou a reagir e, aos 42 minutos, empatou com Octávio, que converteu um pênalti sofrido por Pablo. Nos minutos finais, a equipe carioca desperdiçou duas chances claras, mantendo o empate até o apito final e levando a decisão para os pênaltis.

Nos pênaltis, a Tiva brilha

Na cobrança de pênaltis, a Desportiva mostrou mais precisão e se saiu vitoriosa. Tiago Moura abriu as cobranças marcando seu gol, e, em seguida, Matheus Goiano acertou a trave. Mariano e Gilberto Santos também marcaram, enquanto pelo Sampaio, Guilherme isolou a bola e Kiezinha teve sua cobrança defendida pelo goleiro Zé Carlos. A decisão ficou nas mãos de Lecaros, que chutou para fora, confirmando a vitória da Desportiva.

Classificação histórica e premiação

Com a vitória, a Desportiva avança pela primeira vez para a segunda fase da Copa do Brasil e garante R$ 830 mil, além dos R$ 400 mil recebidos previamente.

Próximos desafios

Na próxima fase, a Desportiva enfrentará o Sport Recife, em jogo único marcado para o dia 5 de março, às 19h (de Brasília), em Saquarema. O Sampaio Corrêa-RJ, por sua vez, volta sua atenção para o Campeonato Carioca, onde enfrentará a Portuguesa-RJ na sexta-feira. Já a Desportiva se prepara para seu confronto no Campeonato Capixaba, contra o Vilavelhense, no domingo (21), em Cariacica.