Adesão ao consórcio cresce mesmo diante de desafios econômicos no país

O período foi marcado ainda pela quebra de mais um recorde histórico em participantes ativos, que atingiu 11,41 milhões, em fevereiro.

Foto: Freepik -

Apesar dos desafios econômicos enfrentados por diversos setores no primeiro bimestre deste ano, o modelo de consórcio cresceu. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) as vendas de cotas avançaram 25,9%, enquanto os créditos contratados cresceram 39,9%. O período foi marcado ainda pela quebra de mais um recorde histórico em participantes ativos, que atingiu 11,41 milhões, em fevereiro. E quando às adesões, elas atingiram 802,62 mil, superando o 1º bimestre de 2024, quando foram 637,69 mil.

O crescimento do modelo como um todo é reflexo do trabalho das administradoras  de consórcios. Na Lojacorr Consórcios o crescimento também foi registrado, consolidando-se como uma alternativa sólida e estratégica para quem deseja realizar conquistas financeiras com planejamento e segurança. Para André Duarte, diretor geral da Lojacorr Consórcios, esse desempenho positivo reforça o potencial do consórcio como ferramenta de investimento e aquisição patrimonial, especialmente nesses tempos de incerteza econômica. Segundo ele, o diferencial está em focar e oferecer um planejamento financeiro, personalização e orientação profissional. ” E isso faz toda a diferença em tempos de instabilidade econômica”, afirma. 

Entre os produtos oferecidos, o consórcio de imóveis na Lojacorr Consórcios seguiu sendo o mais procurado. “Os principais benefícios do consórcio de imóveis são a ausência de juros — o que torna o valor final da aquisição mais acessível —, a flexibilidade nas parcelas, a possibilidade de usar o FGTS para amortização e a liberdade de escolha do bem após a contemplação”, explica Duarte. 

Com a expectativa de mais um bimestre promissor, a ABAC divulgou que a essência desse desenvolvimento continua sendo a educação financeira e a maturidade da população  para realizar esses desejos pessoais por meio do investimento de consórcio. E para Lojacorr Consórcios, Duarte complementa que a estratégia seguirá na ampliação da atuação nacional e reforça o compromisso de apoiar os corretores parceiros. “Os corretores parceiros são a peça fundamental do processo. Temos que continuar a focar na capacitação, na personalização do atendimento com qualidade e investir cada vez mais para que o consórcio se consolide como um investimento ideal para quem pensa na independência financeira e no futuro de seus bens”, finaliza.