Suor e endorfina: gen Z troca “festa em bar” por comemorações fitness

Confraternizações “fitness” unem diversão, esporte e conexão — um novo jeito de comemorar e cuidar da saúde com quem importa

- Instagram/Reprodução

Não é mais preciso escolher entre festejar com os amigos em um bar ou em uma festa madrugada adentro e manter a rotina fitness: um número crescente de pessoas está trocando baladas por aulões comemorativos em academias ou parques públicos.


Outro motor desse movimento é o fato de que a geração Z está bebendo cada vez menos. Dados do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) mostram que 46% dos jovens entre 18 e 24 anos não consomem álcool, e outros 20% bebem só uma vez por mês ou até menos. Um levantamento global reforça a tendência: 26% deles se consideram totalmente abstêmios.

No lugar da clássica “festa no bar”, muitos preferem comemorar suando juntos — em uma aula de dança, uma corrida ou até um treino coletivo. O brinde dá lugar à endorfina, e o clima de socialização continua, só que em versão fitness.

Com amplos espaços abertos e cada vez mais alternativas, que vão de corridas e provas de triatlo, a adesão dos jovens brasilienses só aumenta.

Os números comprovam o interesse dos moradores locais por atividades físicas. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados no ano passado, revelaram que, no Distrito Federal, o número de pessoas que praticam atividades físicas foi de 47,6%, resultado referente ao ano de 2023 — bem acima da média nacional, que é de 40%.

Academias se adaptaram ao movimento

Diante disso, muitos espaços criaram iniciativas para abraçar a ideia de trocar o “bar” pelo lema “força, foco e fé”.

Em um studio de bike indoor com unidades na Asa Sul e na Asa Norte, por exemplo, o aniversariante pode reunir amigos, familiares ou colegas de trabalho para uma aula exclusiva. Basta entrar em contato com a recepção da unidade desejada e escolher um dos horários disponíveis. Caso a agenda da data ainda não tenha sido aberta, há até a possibilidade de criar um horário exclusivo.

A aula tem valor fixo, e o espaço pode ser decorado pelo próprio aluno. A estrutura engloba sapatilhas, toalhas de rosto e banho, shampoo, condicionador, sabonete, prendedor de cabelo e até protetor de ouvido. Empresas e até pessoas que não são alunas também podem reservar o estúdio.

Já em outro espaço com pegada semelhante, na Asa Norte, o clima de comemoração também é levado a sério. A academia já recebeu diversos aniversários e encontros presenciais de alunos que treinam on-line com professores parceiros.

Por lá, o custo é calculado por aluno presente — cada participante paga o valor da aula avulsa, o que garante ao grupo acesso à estrutura tecnológica do estúdio. Há o costume de preparar uma recepção com frutas, toalhas e um clima mais festivo, bem como uma aula especial.

No Lago Sul, por sua vez, uma academia conta com rooftop e varanda rodeados por árvores. Uma boa pedida para celebrar aniversários, datas comemorativas e eventos de empresas. “Às vezes, a pessoa só precisa parar de se cobrar tanto, de se comparar tanto, e fazer alguma coisa mais simples com pessoas que ela gosta. É isso que a gente preza”, afirma a equipe.

A sala de bike tem telão, jogo de luzes e globo de luz— criando uma festa indoor com música animada e momentos de introspecção. Se preferir, há ainda aulas de corrida e boxe, que promovem extravaso e desafios em grupo.

FONTE: METROPOLES