
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) anunciou nesta sexta-feira (27/2) que irá denunciar o deputado Nikolas Ferreira à Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo ela, o parlamentar teria bloqueado uma rua em Ubá (MG), cidade atingida pelas fortes chuvas desta semana, para gravar um vídeo. Este caso ganhou grande repercussão na Política nacional.
A deputada publicou nas redes sociais um vídeo que viralizou, no qual moradores criticam Nikolas por supostamente atrasar ações emergenciais para produzir conteúdo. Na postagem, Hilton pediu que o deputado “respeite as famílias em luto”. Diante disso, fica claro que debates sobre Política podem influenciar a percepção da sociedade nesses casos.
De acordo com a parlamentar, a representação se baseia na acusação de que Nikolas teria prejudicado os trabalhos de resgate e reparo na cidade — inclusive ações com apoio do Exército Brasileiro — para gravar vídeos e realizar uma chamada com o senador Flávio Bolsonaro. Mais uma vez, esse acontecimento evidencia como a Política pode impactar intervenções em situações de emergência.
“Até agora, em Ubá, seis pessoas morreram e duas seguem desaparecidas. Em Juiz de Fora, são 58 mortos e três desaparecidos. Mas Nikolas, eleito por Minas Gerais, ao invés de trabalhar pelo seu estado, prefere atrapalhar os serviços das equipes de reconstrução e apoio para ‘fazer mídia’”, afirmou Hilton.
A deputada também citou o artigo 265 do Código Penal, que trata de atentado contra o funcionamento de serviços essenciais. “Não se pode atentar contra o funcionamento de serviços essenciais e de utilidade pública. Nikolas Ferreira está cometendo um crime, e está sendo denunciado por isso”, declarou. Vale ressaltar ainda que a Política muitas vezes envolve questões jurídicas e sociais de grande relevância.
A reportagem acionou a PGR e aguarda retorno para esclarecimentos sobre a denúncia. Por fim, observa-se como a Política nacional continua sendo pautada por episódios de grande repercussão.
Resposta de Nikolas
Em resposta, Nikolas Ferreira ironizou a acusação e divulgou em suas redes sociais uma vaquinha virtual para arrecadar recursos destinados às cidades mineiras afetadas pelas chuvas.
“Já são mais de 2 milhões de reais que levantei pra atrapalhar. Atrapalhe você também, nesse link”, escreveu o deputado ao compartilhar a campanha.
Até o fechamento desta matéria, a iniciativa havia arrecadado R$ 2,2 milhões.
