
A rede municipal de saúde de Anchieta ultrapassou a marca de 100 mil exames realizados no primeiro quadrimestre de 2026. Os dados, apresentados na Prestação de Contas da Saúde, mostram a ampliação do acesso da população aos serviços de diagnóstico oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Laboratório Municipal realizou 85.985 exames no período. O resultado representa crescimento de cerca de 31% em relação ao último quadrimestre de 2025, quando a unidade contabilizou 65.754 procedimentos. Além disso, o número de pacientes atendidos subiu de 5.897 para 6.353. Já os laboratórios terceirizados executaram 19.622 exames e atenderam 4.558 usuários.
Atualmente, o município oferece mais de 300 tipos de exames. A rede também executou 2.809 procedimentos especializados, entre eles ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, holter e monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Segundo o secretário municipal de Saúde, Renato Lorencini, o aumento da oferta acelera diagnósticos e permite iniciar tratamentos com maior rapidez.










