O Ministério da Saúde anunciou a retomada de quatro obras de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Espírito Santo, como parte do programa nacional que prevê a reativação de 478 projetos em todo o país. O investimento total nessa iniciativa é de R$ 189 milhões.
Entre as cidades capixabas contempladas, destacam-se municípios das regiões Norte e Noroeste do estado, que terão suas unidades de saúde reativadas ou regularizadas. Colatina, Nova Venécia, São Mateus, Boa Esperança e Sooretama estão na lista de localidades beneficiadas, além de Aracruz, Alegre e Vargem Alta.
A medida já foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e faz parte do Programa de Retomada de Obras na Saúde, que já alcançou 1.478 obras reativadas e repactuadas em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 60% das obras que apresentaram documentação para regularização já foram retomadas.
No Espírito Santo, as cidades contempladas assinarão o Termo de Repactuação para Retomada de Obra ou Serviço de Engenharia (TRR), conforme a Portaria GM/MS nº 3.084, de 12 de janeiro de 2024.
Lista dos municípios do Norte e Noroeste do Espírito Santo beneficiados:
Colatina – Fundo Municipal de Saúde de Colatina
Nova Venécia – Fundo Municipal de Saúde de Nova Venécia
São Mateus – Unidade de Pronto Atendimento (Fundo Municipal de Saúde)
Boa Esperança – Fundo Municipal de Saúde de Boa Esperança
Sooretama – Fundo Municipal de Saúde de Sooretama
FONTE: ESFALA