
A Receita Federal recebeu, até as 12h desta segunda-feira (23), 450.026 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026, referente ao ano-base 2025. O prazo de envio começou às 8h do mesmo dia e, portanto, segue aberto até as 23h59min59s de 29 de maio. Neste ano, o Fisco estima receber cerca de 44 milhões de documentos em todo o país.
Entre as declarações já entregues, 42,7% foram enviadas no formato pré-preenchido. Além disso, 57,3% optaram pelo modelo simplificado, enquanto 1,3% correspondem a declarações retificadoras. Segundo dados oficiais, 34,6% dos envios foram realizados por contribuintes do sexo feminino. Ao mesmo tempo, a média de idade registrada até agora é de 47 anos.
Ainda de acordo com a Receita Federal, 83,9% das declarações apresentam valores a restituir. Por outro lado, 7,9% indicam imposto a pagar. Já 8,2% não registram tributo devido, o que demonstra diferentes perfis de contribuintes neste início de prazo.
Como declarar
O Programa Gerador da Declaração está disponível para download desde as 18h da última quinta-feira (19). Além dessa opção, o contribuinte pode utilizar o serviço Meu Imposto de Renda, que permite o preenchimento e o envio do documento de forma totalmente online. Dessa maneira, o processo tende a ser mais ágil e acessível.
Neste ano, o período de entrega ficou mais curto em comparação aos anteriores. Tradicionalmente, o envio das declarações começa em 15 de março ou no primeiro dia útil seguinte. No entanto, em 2026, a Receita Federal decidiu adiar o início em uma semana. Com isso, o calendário sofreu ajustes importantes.
Calendário de restituição
Assim, com um lote a menos, o pagamento das restituições seguirá o seguinte cronograma:
- 1º lote: 29 de maio de 2026
- 2º lote: 30 de junho de 2026
- 3º lote: 31 de julho de 2026
- 4º lote: 28 de agosto de 2026
Nesse sentido, a ordem de pagamento considera a data de entrega da declaração. Ao mesmo tempo, o sistema respeita as prioridades legais definidas pela legislação.
Prioridades no recebimento
Por fim, a preferência será concedida, respectivamente, aos seguintes grupos:
- idosos com mais de 80 anos;
- idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;
- contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
- quem utilizar simultaneamente a declaração pré-preenchida e a chave Pix;
- quem optar por apenas um desses recursos;
- demais contribuintes.
