Agentes de imigração detêm quatro crianças em distrito escolar dos EUA

Quatro alunos, incluindo um de 5 anos, foram detidos por agentes de imigração.

- Foto: Mostafa Bassim/Anadolu/picture alliance via DW

Detenção de crianças pelo ICE em Minneapolis preocupa autoridades escolares

Agentes de imigração dos Estados Unidos realizaram a detenção de crianças pelo ICE em Minneapolis, incluindo um menino de 5 anos, de acordo com a administração das escolas da cidade. O caso ocorreu em janeiro e gerou alerta entre educadores e famílias, que criticam a prática de envolver menores em operações de imigração.

O distrito escolar Columbia Heights, responsável pelas escolas locais, relatou que quatro crianças foram detidas ao longo do mês. A superintendente Zena Stenvik questionou a ação: “Por que deter uma criança de 5 anos? Não me venham dizer que essa criança será considerada criminosa violenta.”

Governo dos EUA nega alvo a menores

O Departamento de Segurança Interna afirmou que o ICE não teve como alvo crianças. Segundo a porta-voz Tricia McLaughlin, apenas um menor estava presente durante a prisão do pai, Adrian Alexander Conejo Arias, que estava no país ilegalmente. “Quando os agentes se aproximaram de Adrián, ele fugiu, deixando o filho. Um agente permaneceu com a criança enquanto os outros detinham o pai”, disse McLaughlin.

No entanto, Stenvik e a família do menino, Liam Ramos, contestam essa versão. Segundo o advogado da família, o menino foi detido junto com o pai na porta de casa e levado a um centro de detenção no Texas.

Tensões em Minneapolis aumentam após morte de civis

O caso ocorre em meio a tensões em Minneapolis, agravadas pela morte de Renée Nicole Good, alvejada por um agente do ICE durante operação. O governo Trump afirmou que Good tentou atingir o agente com o carro, versão negada pela família da vítima. Após o incidente, Trump enviou 3.000 agentes do ICE à cidade, descrevendo a operação como uma “batalha para expulsar criminosos violentos dos EUA”.

Debate sobre a detenção de crianças pelo ICE

Especialistas e autoridades escolares afirmam que a detenção de crianças pelo ICE em Minneapolis levanta questões legais e éticas. Além disso, o episódio tem provocado protestos e debates sobre políticas de imigração nos Estados Unidos.