
Por Thamiris Guidoni
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 começa em abril no Espírito Santo. Os proprietários poderão quitar o imposto em cota única, com 15% de desconto, ou optar pelo parcelamento em seis vezes mensais.
Tanto a cota única quanto a primeira parcela vencem entre os dias 1º e 8 de abril, de acordo com o final da placa do veículo, carros, motos, caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Para quem optar pelo parcelamento, as demais cotas vencem nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026, seguindo o cronograma estabelecido pelo Decreto nº 6226-R/2025.
O imposto poderá ser pago via Internet Banking — com leitura ou digitação do código de barras, nos caixas eletrônicos ou por Pix, utilizando o código gerado no DUA.
O Espírito Santo mantém a menor alíquota de IPVA da região Sudeste e uma das menores do país:
1% para motos, ônibus e caminhões;
2% para carros de passeio e utilitários.
Veículos fabricados em 2010 serão automaticamente isentos do imposto em 2026, por completarem mais de 15 anos.
Boletos e emissão do DUA
Os boletos do IPVA estarão disponíveis a partir de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, eles não serão mais enviados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita pelos sites da Sefaz ou do Detran|ES.
A Sefaz recomenda que o contribuinte arquive o DUA pago, em versão digital ou impressa, caso seja necessária consulta futura.
FONTE: ES BRASIL
