Mutirão de catarata em Linhares vai realizar 600 cirurgias em quatro dias

Cerca de 600 pacientes de Linhares começarão a ser atendidos a partir desta sexta-feira (21) em mais um mutirão de cirurgias de catarata realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. Os procedimentos seguem até a próxima segunda-feira (24).

O mutirão também beneficia pacientes de outras cidades, oferecendo a oportunidade de recuperar a qualidade de vida por meio do tratamento. Serão realizadas cerca de 150 cirurgias por dia.

Desde abril deste ano, 3.154 pessoas já passaram pela cirurgia de catarata no Hospital Geral de Linhares (HGL). Todos os atendimentos são agendados pela Central de Regulação, após confirmação do diagnóstico, seguindo o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este será o oitavo mutirão de catarata promovido em 2024. “O Hospital Geral de Linhares tem trabalhado com dedicação e responsabilidade para garantir um atendimento humanizado e de qualidade, reduzindo uma fila de espera que poderia durar anos”, destacou a diretora-geral do HGL, Clézia Martinelli.

As cirurgias oftalmológicas vêm sendo realizadas no município há sete meses e já ultrapassam 3.800 intervenções. Além da catarata, Linhares também oferece procedimentos de pterígio, retina e pálpebras.

Para acessar o serviço, o paciente deve passar por avaliação médica em uma unidade de saúde próxima à sua residência e, se necessário, será encaminhado ao especialista.

Sobre a catarata

A catarata é caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino ocular. A cirurgia consiste na fragmentação e aspiração do cristalino comprometido com o auxílio de um aparelho de ultrassom, seguida da implantação de uma lente intraocular dobrável por uma microincisão na córnea.