
O maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo está chegando. De 19 a 24 de julho, sábado a quinta-feira, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) realiza sua 32ª edição. O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Na programação deste ano, quase 100 filmes, debates, sessões especiais e homenagens a Ney Matogrosso e Verônica Gomes. “O 32º Festival de Cinema de Vitória é a casa do cinema brasileiro no mês de julho. A seleção de filmes, que compõem as mostras competitivas deste ano, apresenta um panorama da produção audiovisual do Brasil. Além disso, o Festival apresenta mais de 30 produções capixabas tanto nas competitivas, quanto em sessões especiais, o que comprova o talento dos realizadores que produzem no Espírito Santo. Outro destaque desta edição é a honra de poder homenagear Ney Matogrosso e Verônica Gomes, dois artistas múltiplos que brilham em diversas áreas e são referenciais para a cultura brasileira. O 32º FCV está de braços abertos para receber o público capixaba”, disse Lucia Caus, diretora geral do evento.
Dividido em 11 Mostras Competitivas, o 32º Festival de Cinema de Vitória exibirá 90 filmes selecionados, 85 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos 2024 e 2025, e que contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil. As exibições acontecem à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória. Todos os espaços estão localizados no Sesc Glória e a entrada é gratuita.
Os filmes concorrem ao Troféu Vitória, símbolo do festival. A escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, formado pelo público, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas, votando no seu filme preferido ao final de cada sessão. As inscrições para o 32º FCV aconteceram de 10 de fevereiro a 14 de março. Ao todo 1.374 produções de todas as regiões do País foram cadastradas.
Fora de competição, o 32º FCV promove sessões especiais, com a exibição de quatro longas-metragens e um média-metragem capixabas, além da Sessão Especial de Encerramento e a exibição especial de seis episódios da série de animação Irmãos do Jorel, totalizando 106 obras audiovisuais em uma programação intensa para os apaixonados pela sétima arte.
MOSTRAS COMPETITIVAS
As mostras competitivas do 32º Festival de Cinema de Vitória são divididas em janelas de exibição que ocorrem à tarde e à noite, no Sesc Glória. As sessões noturnas acontecem no Teatro Glória, sempre a partir das 19 horas, e o público poderá conferir os filmes da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, da 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e da 14ª Mostra Foco Capixaba. A programação vespertina é dividida entre as salas de cinema Cariê Lindenberg e Marien Calixte localizadas, respectivamente, no 2º e no 3º andar do Sesc Glória.
As exibições das mostras competitivas na Sala Cariê Lindenberg têm início no domingo (20), às 14 horas, quando acontece a 10ª Mostra Mulheres no Cinema. Na sequência, às 16 horas, é a vez da 7ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico. Na quarta (23), às 14 horas, os espectadores conferem os curtas-metragens da 12ª Mostra Outros Olhares – Programa Memória Capixaba.
Na Sala Marien Calixte, os cinéfilos poderão assistir, no domingo (20), aos curtas-metragens da 15ª Mostra Quatro Estações (às 14 horas) e da 10ª Mostra Cinema e Negritude (às 16 horas). Na segunda-feira (21), às 16 horas, as produções da 8ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. Já na terça-feira (22), às 14 horas, serão exibidos os filmes da 12ª Mostra Outros Olhares – Programa Vivências. Logo após, às 16 horas, serão exibidos os curtas-metragens da 14ª Mostra Corsária. Na quarta-feira (23), às 14 horas, acontece a exibição da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes – Programa 1; e na quinta-feira (24), também às 14 horas, é a vez da segunda sessão da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes – Programa 2