
O resultado do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, será divulgado nesta terça-feira (18). Mais de 112 mil vagas para o ensino superior em universidades privadas são ofertadas, para início dos estudos no primeiro ou segundo semestre.
Desde 2024, o governo federal disponibiliza o Fies Social, que, diferente do Fies, atende estudantes com renda de até meio salário mínimo e pode oferecer cobertura de até 100% do curso. O Fies tradicional atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% do curso.
Quem não for pré-selecionado nesta primeira etapa entrará em uma lista de espera, que deve ser convocada entre 25 de fevereiro e 9 de abril. O Fies oferece financiamento para cursos de educação superior a quem fez o Enem, dando a possibilidade de pagar pelo curso após a formação.
Como saber se passei no Fies 2025?
Os resultados podem ser vistos pelo site oficial do Ministério da Educação. Entre na página do Fies, pelo acesso único do MEC. Faça o login com a conta Gov.br e verifique se o nome está na lista de pré-selecionados.
O que fazer se fui pré-selecionado no Fies?
Caso esteja com o nome na lista, o candidato deve complementar informações da inscrição entre 19 a 21 de fevereiro, no próprio sistema do Fies.
Que horas sai o resultado do Fies?
O horário não foi divulgado pelo MEC. Então o aluno precisa acompanhar o site do Fies ao longo do dia.
O que é dilatação do Fies?
A dilatação do Fies permite o estudante a estender o financiamento por mais dois semestres. Ela pode ser solicitada quando o aluno não consegue concluir o curso no período contratado no Fies. A dilatação pode ser solicitada independente do motivo, como trancamento de matrícula ou reprovação.
O que é conceito do curso no Fies?
O conceito do curso é uma avaliação do MEC que dá uma nota de qualidade a cursos de graduação privados. A avaliação auxilia estudantes que entraram no Fies a escolherem a melhor formação acadêmica.
Os cursos são classificados em cinco faixas de notas, sendo que cursos com conceito 1 e 2 são insatisfatórios, os com conceito 3 são satisfatórios e os 4 e 5 são de alta qualidade.
Quanto é a parcela do Fies depois de formado?
O valor depende do quanto foi financiado e a capacidade de pagamento do estudante. Não há taxa real de juros e o aluno poderá fazer a amortização do saldo devedor do financiamento, de acordo com a renda mensal e, em caso do estudante não ter renda, poderá pagar o mínimo ou fazer um acordo.
A parcela não pode ultrapassar 10% da renda mensal do estudante. O período de carência é de 18 meses após a conclusão do curso para começar a pagar o restante do financiamento. O prazo total para quitar a dívida é de 14 anos, contados a partir da data de formatura.
Fies precisa de fiador?
Nem todo caso é preciso, mas a maioria dos estudantes do modelo tradicional precisam apresentar um fiador. Ele será o responsável por garantir o pagamento da dívida caso o estudante não consiga arcar com as parcelas do financiamento.
A ideia é assegurar que o governo e a instituição financeira recebam os valores devidos. Há dois tipos de fiador no Fies: o solidário, onde um grupo de até cinco estudantes formam um grupo que fica responsável pelos financiamentos dos demais e o convencional, onde um ou dois fiadores são apresentados para garantir o financiamento.
FONTE : BAND.UOL