Policial militar suspeito de matar casal em Cariacica já respondia por morte de mulher trans

PM suspeito de matar duas mulheres em Cariacica já respondia por morte de mulher trans

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 04 09t102015 255
Daniele Toneto e Francisca Chaguiana Dias Viana foram mortas a tiros por policial militar em Cariacica, Espírito Santo / Foto: Reprodução -

Um cabo da Polícia Militar é o principal suspeito de matar duas mulheres a tiros na manhã desta quarta-feira (8), no bairro Cruzeiro do Sul, em Cariacica, na Grande Vitória, um policial militar matou um casal de mulheres a tiros. O militar já era investigado por envolvimento na morte de uma mulher trans em 2022, também no município.

As vítimas foram identificadas como Daniele Toledo Rocha, de 45 anos, e Francisca Chaguiana Dias Viana. Elas estavam sentadas na calçada quando o policial chegou e efetuou os disparos, por volta das 10h30.

Segundo testemunhas, o crime pode ter ligação com uma desavença familiar envolvendo a ex-esposa do policial, uma criança e as vítimas. O casal morava no mesmo prédio do militar, o que teria intensificado os conflitos.

Policial estava afastado das ruas

De acordo com a Polícia Militar, o cabo exercia função interna e não atuava no patrulhamento ostensivo. Isso aconteceu porque o Ministério Público já havia denunciado o militar por participação na morte de uma mulher trans, em julho de 2022.

Na época, a corporação afirmou que os policiais realizaram uma abordagem por atitude suspeita e que a vítima teria resistido. No entanto, a perícia encontrou múltiplos disparos, inclusive nas costas, o que colocou a versão oficial sob questionamento.

Momento dos disparos

Imagens de videomonitoramento mostram que uma viatura chegou ao local e, logo depois, os policiais desceram do veículo. Em seguida, o cabo sacou a arma e atirou contra as duas mulheres.

Uma das vítimas caiu imediatamente. Já a outra tentou fugir, mas o suspeito a perseguiu e efetuou novos disparos do outro lado da rua.

Após os tiros, o policial discutiu com um colega. Enquanto isso, outros agentes demonstraram desespero diante da situação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou cerca de 13 minutos depois.

Motivação ainda é investigada

Inicialmente, o próprio militar afirmou que houve uma discussão envolvendo sua ex-esposa e as vítimas. Por isso, ele solicitou apoio policial. No entanto, ao chegar ao local, teve uma reação considerada inesperada pelos colegas.

Além disso, moradores relataram que o conflito entre as partes já vinha acontecendo há algum tempo. Segundo eles, desentendimentos sobre um ar-condicionado e suspeita de furto de energia podem ter contribuído para a tensão.

Na manhã do crime, uma nova discussão ocorreu. Durante a briga, segundo testemunhas, as vítimas mencionaram o filho do policial com a ex-companheira, o que pode ter motivado o acionamento do militar.

Investigação em andamento

Outros policiais conduziram o cabo a uma delegacia da Grande Vitória, onde ele presta depoimento. As autoridades apreenderam a arma utilizada no crime.

A Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso. Além disso, a Polícia Civil também investiga as circunstâncias do duplo homicídio. A perícia isolou a área para análise.

Segundo o comando da PM, os investigadores vão analisar todas as imagens e detalhes do ocorrido. Até agora, os registros não mostram confronto físico ou agressão antes dos disparos.

O caso segue em apuração.

Isso vai fechar em 7 segundos