Parlamentares do ES protocolam voto de louvor a Donald Trump por denunciar governo Lula

Na carta endereçada ao presidente Lula, Trump denuncia violações à liberdade de expressão e condena a atuação da Suprema Corte brasileira

- istockphoto

Nesta sexta-feira (11), os vereadores Armandinho Fontoura (PL) e Luiz Emanuel (Republicanos) protocolaram, na Câmara Municipal de Vitória, um Voto de Louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, por sua manifestação pública contra os abusos do governo petista.

Na carta endereçada ao presidente Lula, Trump denuncia violações à liberdade de expressão e condena a atuação da Suprema Corte brasileira, que segundo ele, expediu “centenas de ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas norte-americanas. O presidente também anunciou a adoção de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, a partir de 1º de agosto, em resposta ao que classificou como políticas injustas e anticomerciais praticadas pelo Brasil.

Além disso, Trump condenou veementemente a perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, chamando o processo judicial de “vergonha internacional” e uma “caça às bruxas que deve acabar imediatamente”.

Para os parlamentares, a iniciativa de Trump escancara o fracasso diplomático do atual governo e expõe ao mundo os perigos de uma liderança alinhada a regimes autoritários. “Este Voto de Louvor expressa o sentimento de milhares de brasileiros que não aceitam ver a liberdade sendo silenciada e a democracia sendo corroída sob a complacência do poder”, afirmou Armandinho Fontoura.

A iniciativa foi registrada oficialmente sob o protocolo VL n.º 0060/2025 na Câmara de Vitória.