
O narcisismo é mais comum do que pensávamos e recentes relatos de celebridades trazem alertas sobre este tipo de comportamento. Estima-se que o transtorno de personalidade narcisista, clinicamente diagnosticado, afete uma em cada 20 pessoas. Mas nem todas recebem esse diagnóstico.
Nicholas P. Money, professor de biologia, pesquisador na Universidade de Miami e autor do livro “O Macaco Egoísta”, avalia que o egoísmo inerente ao narcisismo levará à ruína da humanidade, pois o que nos distingue dos demais animais não é o tamanho do nosso cérebro, mas sim o nosso egocentrismo.
O perigo reside no fato de existirem mais variações de narcisismo do que imaginávamos e todas são caracterizadas por um egoísmo que leva a pessoa a acreditar que é única no mundo. Uma das menos conhecidas é o narcisismo vulnerável, que raramente é diagnosticada.
O QUE É UM NARCISISTA VULNERÁVEL?
O narcisista vulnerável também é chamado de narcisista hipervigilante ou encoberto. Os narcisistas grandiosos são arrogantes, dominantes, extrovertidos, têm alta autoestima, são ousados, assertivos, autoconfiantes e se sentem felizes. Os narcisistas vulneráveis, de acordo com a psicóloga Nikhila Mahadevan, da Universidade de Essex, são “retraídos, neuróticos e inseguros”.
Os narcisistas vulneráveis tendem a ter baixa autoestima, serem hipersensíveis e sentirem-se ansiosos e deprimidos. Ambos os tipos têm algo em comum: são egoístas, acreditam ter direito a tratamento especial e se relacionam com os outros de forma antagônica.
Ao contrário do narcisismo grandioso, que se manifesta como arrogância e busca por admiração, o narcisismo vulnerável é caracterizado por uma tendência a evitar interações sociais para se proteger de possíveis críticas, autoestima frágil com alta dependência de validação extrema e hipersensibilidade à rejeição, interpretando toda crítica como um ataque pessoal.
Pessoas com altos níveis de narcisismo vulnerável também demonstram maior propensão ao isolamento social e maior sensibilidade ao ridículo, o que reforça sua tendência ao retraimento e à desconfiança em relação aos outros.
Nesse narcisismo encoberto, a pessoa exibe traços de forma sutil e muito menos óbvia do que a imagem de narcisismo à qual estamos acostumados. Um narcisista vulnerável pode ser percebido como tímido, inseguro e modesto, com uma autoestima tão frágil que observar a si mesmo ou ser criticado desencadeia emoções negativas.
Um narcisista dissimulado é um manipulador que se esconde na maioria dos círculos sociais, usando diversas técnicas passivo-agressivas, sarcasmo e, acima de tudo, vitimização, em sua busca pela tão desejada validação externa.
Claire Hart, professora associada de Psicologia da Universidade de Southampton, explicou à Science Focus que “é quase impossível reduzir o narcisismo para sempre. O que você precisa fazer é tentar aumentar a empatia”. Isso não significa que eles não possam fazer isso com ajuda. Se eles quiserem essa ajuda, é claro.
FONTE: MSN