Brasil, 27 de outubro de 2025. Estudo TRIDENT, coordenado pelo The George Institute for Global Health, da Austrália, e conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento no Brasil, apresentou redução de 39% no risco de recorrência de todos os AVCs (Acidente Vascular Cerebral) em pacientes com AVC hemorrágico prévio com o uso de uma pílula tripla de anti-hipertensivos em complemento ao tratamento padrão. O impacto na prevenção de AVC hemorrágico, que é o mais grave, foi ainda maior, com redução de 60% do risco de novo evento.
Os resultados foram apresentados no dia 22 de outubro pelo professor Craig Anderson no World Stroke Congress, em Barcelona, Espanha. O Hospital Moinhos de Vento faz parte do Comitê Executivo, por meio da médica neurologista Sheila Martins, que também coordenou o estudo no País, com apoio do coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, Octávio Marques Pontes-Neto, e patrocínio do PROADI-SUS, Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde. “Esta pesquisa inovadora está prestes a transformar a prática clínica em todo o mundo. Os resultados certamente irão mudar diretrizes internacionais. Estamos moldando um futuro com menos AVCs e onde a pesquisa realmente transforma vidas”, ressaltou Dra Sheila.
O TRIDENT é o maior estudo de prevenção secundária do AVC hemorrágico no mundo. Todos os medicamentos anti-hipertensivos que compõem a polipílula estão regulamentados e são comercializados no Brasil isoladamente. Paciente com pressão arterial basal de 130 mmHg também tiveram resultados surpreendentes, e reduzir ainda mais a pressão arterial fez uma diferença extraordinária.
A HIP (Hemorragia Intraparenquimatosa Aguda), conhecida também como AVC hemorrágico (AVCh), é a forma mais grave e menos tratável do AVC, representando cerca de 10% dos 12 milhões de novos casos no mundo (por ano), segundo dados do Global Burden of Disease. Além disso, o AVCh tem alto risco de recorrência. Aproximadamente dois terços dos pacientes pós-AVCh vão a óbito ou ficam incapacitados dependentes de outras pessoas para os cuidados básicos.
O Brasil registra cerca de 258 mil novos casos de AVC a cada ano, sendo a segunda principal causa de morte e a principal de incapacidade no país. O número de novos casos de AVCh é de aproximadamente 50 mil casos. Destes pacientes, 80% são atendidos no Sistema Único de Saúde. O TRIDENT se propôs a determinar a eficácia de um tratamento intensivo para redução da pressão arterial em pacientes que já tiveram um AVCh por meio da utilização de uma polipílula de baixo custo.
“A polipílula tem a possibilidade de evitar centenas de casos de AVC hemorrágico, reduzindo morbidade, tempo de internação, gastos com saúde e impactos no SUS”, conclui a médica do Hospital Moinhos de Vento.