O Espírito Santo recebeu reconhecimento nacional no Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa destaca projetos que se consolidam como referência na construção de políticas públicas eficientes, integradas e transformadoras, garantindo o direito humano à alimentação adequada.
O Estado foi agraciado pelo Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), uma estratégia fundamental para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar as economias locais e assegurar que alimentos frescos e de qualidade cheguem às famílias em situação de vulnerabilidade. Com uma gestão intersetorial e qualificada, o CDA reafirma o compromisso do Espírito Santo com políticas que unem inclusão produtiva, desenvolvimento sustentável e enfrentamento à fome.
A premiação evidencia o trabalho contínuo do Governo do Estado, por meio da Setades e do SISAN, na articulação de atores, otimização de investimentos e promoção de soluções inovadoras e eficazes para a Segurança Alimentar e Nutricional. Também reforça a importância da participação da sociedade civil, dos municípios e dos agricultores familiares na construção de um sistema alimentar mais justo, solidário e resiliente.
“A conquista no Prêmio Brasil Sem Fome é um marco para o Espírito Santo e simboliza o avanço de políticas públicas que colocam as pessoas no centro das decisões. Seguimos firmes, trabalhando para que nenhum capixaba enfrente a fome e para que a Segurança Alimentar e Nutricional seja uma realidade em todo o território estadual”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 17 de dezembro de 2025, em Brasília-DF, em horário e local a serem divulgados, com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.