Dia do Evangélico Cachoeirense, nesta quarta (26), foi antecipado

O Dia do Evangélico de Cachoeiro acontecia anualmente no mês de Setembro. Entretanto, a data passou a ser engolida pelos processos eleitorais.

Criado e incluído no Calendário de Eventos do Município de Cachoeiro de Itapemirim, através da Lei nº 3.805, de 06 maio de 1993, o Dia do Evangélico de Cachoeiro acontecia anualmente no mês de Setembro. Entretanto, a data passou a ser engolida pelos processos eleitorais, pois setembro é o mês que antecede as eleições municipais e eleições gerais em todo o país, a cada 2 anos, e a data ficava no esquecimento ou era utilizada como palaque eleitoral.

Em 2009, numa provocação da diretoria do Conselho de Pastores Evangélicos de Cachoeiro – CONPEC, a Câmara Municipal modificou a data deste importante dia para mais de 1/3 (um terço) dos cachoeirenses. Assim, através da Lei nº 6.232, de 06 de junho DE 2009, de autoria dos então vereadores: José Carlos Amaral, Glauber Coelho e Marcos Mansur, o Dia do Evangélico de Cachoeiro passou a ser todo dia 24 de Março, véspera do Aniversário da Cidade, que é no dia 25 de Março. Nos últimos anos, porém, a data ficou no esquecimento.

Neste ano de 2025, o CONPEC celebra 45 anos de organização com diversos eventos de gratidão e louvor a Deus, durante todo o ano, visando a promoção da cultura da paz, da justiça social e de gratidão pela cidade, por nossos governantes, pelas empresas, pelos trabalhadores e pelas famílias cachoeirenses.

Seguindo seu cronograma, o CONPEC publicou no dia 10 de março o Regulamento do Concurso Cachoeirense de Crônicas, sobre o tema “Unidos pela Paz da Cidade”, com alusão ao aniversário da cidade (dia 25/Março), e visando incentivar, através da escrita, reflexões sobre a vida e o bem-estar dos cachoeirenses, bem como impulsionar a descoberta de talentos, além de valorizar o ser humano em sua essência, garantindo sua livre expressão, em especial nas vertentes de cidadania, direitos humanos, cultura, esperança e fé, vividos em Cachoeiro.

As inscrições de cronistas, e suas crônicas, encerraram-se na sexta-feira (21/Março) e o resultado será divulgado no evento de Celebração do Dia do Evangélico de Cachoeiro, que neste ano, excepcionalmente, será celebrado no dia 26 de março, quarta-feira, a partir das 19h, na Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro.

Os cantores Alvaro Tito e Mattos Nascimento, ícones da música gospel no Brasil, ambos referência para no mínimo 2 gerações de cristãos evangélicos brasileiros, já estão confirmados para apresentar suas músicas de adoração a Deus na praça principal de nossa cidade, (Praça Jerônimo Monteiro), que fica no centro de Cachoeiro, entre o Palácio Bernardino Monteiro (que já foi sede do Poder Executivo Municipal) e a Câmara Municipal (Poder Legislativo). A ministração da Palavra estará a cargo do Pastor Josué Batista, do CONPEC, que convida: “Vamos todos abençoar a nossa cidade com todas as bençãos celestiais em Cristo Jesus, nosso Senhor, numa grande Celebração de Fé, Gratidão e Amor por Cachoeiro.”

Na ocasião, diversos pastores da cidade estarão, junto com os presentes no evento, liderando orações a Deus pelos nossos governantes, pelos empresários e empreendedores, pelos trabalhadores em geral e por todas as famílias cachoeirenses.

De fato, será um grande presente para Cachoeiro de Itapemirim.