
O Congresso Nacional aprovou um acordo para renegociar aproximadamente R$ 100 bilhões em dívidas de produtores rurais brasileiros. A medida, anunciada nesta quarta-feira (15), cria condições especiais para o pagamento dos débitos acumulados nos últimos anos. O avanço ocorre em meio ao crescimento da inadimplência e à piora das condições financeiras no campo, impulsionadas por juros elevados, crédito restrito e perdas provocadas pelo clima.
juros altos e crédito menor pressionam produtores
O endividamento do agronegócio aumentou após uma combinação de fatores econômicos. Em 2025, o crédito rural oficial encolheu cerca de R$ 36,8 bilhões, segundo a Serasa Experian. Com menos recursos públicos disponíveis, muitos agricultores recorreram a financiamentos privados, frequentemente com juros superiores a 16% ao ano.
Ao mesmo tempo, a queda dos preços das commodities agrícolas reduziu a rentabilidade das lavouras. Como consequência, produtores passaram a enfrentar dificuldades para quitar financiamentos contratados para investir em máquinas, equipamentos e infraestrutura. Além disso, muitos reduziram investimentos em tecnologia e fertilizantes para preservar o caixa.
rio grande do sul vive situação mais crítica
No Rio Grande do Sul, a crise ganhou proporções ainda maiores. Nos últimos anos, o estado enfrentou uma sequência de secas e enchentes que comprometeram diversas safras. A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) alerta que o endividamento pode crescer ainda mais caso não sejam adotadas novas medidas de apoio pelo governo federal.
A inadimplência rural atingiu 8,8% no primeiro trimestre de 2026, o maior índice já registrado no país. Para especialistas e representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o setor enfrenta uma crise de crédito sem precedentes. Enquanto os custos de produção seguem elevados, pressionados pela inflação dos insumos e pelo cenário internacional, os preços das commodities permanecem em baixa, reduzindo a margem de lucro e dificultando a recuperação financeira dos produtores











