
O vereador de Vitória Orlandino Rodrigues de Souza (Podemos), conhecido como Baiano do Salão, quebrou o silêncio dois dias após a condenação a mais de 30 anos de prisão por estupro de uma criança de cinco anos. Nesta sexta-feira (17), ele divulgou uma carta pública. No texto, afirmou ser inocente e disse que enfrenta uma perseguição pessoal e política. Além disso, declarou que confia na Justiça e acredita na reversão da sentença. O parlamentar responderá ao processo em liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica.
Na carta, o vereador afirmou que laudos periciais, o relatório psicossocial da vítima e o inquérito policial sustentam sua versão dos fatos. Segundo ele, esses documentos apontam inconsistências nas acusações. Ainda conforme o texto, sua atuação política sempre teve como foco o trabalho em favor da comunidade e das pessoas mais vulneráveis. Por isso, reafirmou que continuará colaborando com as autoridades e aguardará o julgamento dos recursos.
Enquanto isso, a Câmara de Vitória iniciou um procedimento para apurar a conduta do parlamentar. Na quinta-feira (16), a Presidência da Casa encaminhou o pedido à Corregedoria-Geral após 17 dos 21 vereadores assinarem o requerimento. Agora, o órgão avaliará o caso com base no Código de Ética, no Regimento Interno e na legislação vigente. Durante o processo, Baiano do Salão poderá apresentar defesa antes da decisão sobre uma possível cassação do mandato.











