Capital do Ovo ganha ovos gigantes para celebrar a Páscoa Pomerana

A cidade de Santa Maria de Jetibá, reconhecida nacionalmente como Capital do Ovo, ganhou um novo atrativo para celebrar a Páscoa de forma única e culturalmente rica.

A cidade de Santa Maria de Jetibá, reconhecida nacionalmente como Capital do Ovo, ganhou um novo atrativo para celebrar a Páscoa de forma única e culturalmente rica. Santa Maria de Jetibá encanta com a decoração mais original do Espírito Santo, inspirada na cultura pomerana.

Como parte do projeto Pommerisch Ooster, esculturas de ovos gigantes foram instaladas em pontos estratégicos do município, unindo arte, cor e a identidade dos bordados e símbolos da tradição pomerana.

“A ideia é unir cultura e afeto num momento tão simbólico quanto a Páscoa. Os ovos representam muito mais do que uma tradição: eles são parte do nosso cotidiano e da nossa identidade como Capital do Ovo”, destaca Eliana Litke, Secretária de Cultura e Turismo.

Toda a decoração foi cuidadosamente inspirada nos elementos da cultura pomerana, como a pintura de ovos artesanais e os tradicionais ovos cozidos com a raiz do Eierkraut, que confere uma coloração natural e vibrante às cascas. Um dos destaques mais encantadores é o Osterbaum – árvores decoradas com casquinhas de ovos pintadas por alunos das redes estadual e municipal. Ao todo, são mais de 15 mil casquinhas colorindo diversos cantos da cidade.

A Páscoa Pomerana ainda conta com uma programação especial: oficinas de pintura de ovos, feira com produtos típicos da Páscoa, apresentações culturais, atividades para toda a família e até a visita do coelho da Páscoa, que distribui ovos conforme os costumes locais.
As celebrações seguem até o domingo de Páscoa e prometem envolver moradores e visitantes com um clima de encantamento, sabores tradicionais e muita valorização cultural.

Sábado (12/04) 

  • 15h –Oficina de pintura de ovos
  •  18h– Chegada do coelho da Páscoa
  • 19h – Apresentação de ginástica rítmica e balé

Domingo (13/04)

  •   8h –Caça aos ovos e recreação
  •  18h – Exibição de filme infantil.

Sexta-feira (18/04)

  •  18h – Encenação na Paixão de Cristo.

Sábado (19/04) 

  •  15h – Oficina de ninhos de ovos de Páscoa 

Domingo (20/04) 

  •  18h – Encenação na Paixão de Cristo.

FONTE: Thauane Lima – ESHOJE