Calça jeans cigarrete: febre de 1980 retorna como tendência para 2025

Direto do túnel do tempo, as calças jeans cigarrete renasceram no street style e ganharam espaço como tendência

Getty Images/Edward Berthelot/Ussin Yala -

Nada mais fashion do que apostar no básico, e as calças cigarrete servem como mais uma confirmação disso. Nem largo e nem justo demais, o modelo tem reaparecido nas ruas das semanas de moda e deve ser uma nova tendência para o estilo casual.

Vem conferir!

A imagem mostra uma mulher de casaco sobretudo e calça jeans enquanto caminha
A calça renasceu como uma tendência do street style

Jeans cigarrete retorna como tendência para 2025

A moda é um eterno ciclo no qual tendências podem desaparecer e voltar anos depois com um ar de novidade. Esse é o caso da calça jeans em modelagem cigarrete — que foi um ícone absoluto na década de 1980 —. A peça retorna mais de 40 anos depois indo na contramão dos modelos exageradamente largos que estão em alta crescente desde 2020.

Básica como uma calça reta convencional, a cigarrete leva esse nome autoexplicativo pelo formato similar a um cigarro. O diferencial do modelo é a leve elevação na barra da calça que deixa o tornozelo à mostra. Geralmente, ela não costuma ser muito larga, com algumas exceções que afinam nas pernas para marcar o contorno do corpo.

Por ser uma peça típica do estilo casual, não existem limites para as combinações, o que torna o modelo versátil. O “respiro” no tornozelo auxilia também a dar destaque para o calçado, seja um tênis, sapatilha ou até mesmo saltos.

Como um calça mais justa, a parte superior fica livre para volumes, dando direito a sobreposições que se alonguem para o restante do corpo. Blusas com cortes esticados, casacos sobretudo, blazers e jaquetas oversized são bem-vindas para dar mais camadas ao look.

O retorno inesperado deixa a lição de que na moda nada é descartado para sempre. Um toque nostálgico e o mínimo de frescor são suficientes para resgatar um tendência supostamente ultrapassada.

FONTE: METRÓPOLES