
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), concedeu uma aula magna na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) nesta segunda-feira, 24. O magistrado é docente da instituição em cursos de graduação e pós-graduação e ocupa o cargo de professor titular desde 2024 ao ser aprovado em um concurso. Além do juiz, outros membros da Suprema Corte também lecionam no ensino superior.
Moraes dá aulas de Direitos Humanos e Direito do Estado nos cursos de pós-graduação da USP, mas não é o único que trabalha no ensino superior.
Luís Roberto Barroso é professor de Direito Constitucional na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde também leciona Luiz Fux, que ministra o curso de Processo Civil da Faculdade de Direito.
Barroso também leciona ao lado de um colega do STF na pós-graduação da UniCeub (Centro Universitário de Brasília), onde Edson Fachin também é professor.
Já André Mendonça, é professor da Faculdade de Direito do Instituto Presbiteriano Mackenzie, em Brasília (DF), e fez parte do programa de mestrado e doutorado da Instituição Toledo de Ensino, em Bauru (SP). O ministro do STF também integra o corpo docente do programa de doutorado da Universidade de Salamanca, na Espanha.
Estudantes de Direito do 9° período da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) recebem aulas da ministra Carmén Lúcia. A magistrada exerce funções na instituição de ensino há 29 anos.
O juiz Gilmar Mendes também é professor e leciona nos cursos de graduação e pós-graduação de Direito do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), de Brasília, onde trabalha desde 1998, sendo um dos fundadores da instituição.
FONTE: ISTO É