
Presidente da Câmara afirma que aguarda comunicação oficial da Justiça para definir os próximos passos; defesa contesta a condenação.
O vereador Orlandino Rodrigues de Souza, conhecido como Baiano do Salão (Podemos), recebeu condenação de mais de 31 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de estupro de vulnerável e lesão corporal contra uma criança de 5 anos. A 10ª Vara Criminal de Vitória proferiu a sentença. Além disso, a decisão determina o uso de tornozeleira eletrônica e o pagamento de R$ 125 mil de indenização. Apesar da condenação, a Justiça permite que o parlamentar recorra em liberdade. Como a vítima é menor de idade, o processo segue em segredo de Justiça.
Enquanto isso, o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (PP), informou que ainda aguarda uma comunicação oficial da Justiça. Segundo ele, a Câmara só pode abrir um processo disciplinar após provocação formal da Justiça, de um partido político ou de qualquer cidadão. Além disso, Goggi afirmou que cumprirá o regimento interno e reiterou que repudia qualquer tipo de violência contra crianças.
Por sua vez, a defesa de Baiano do Salão contesta a condenação. Os advogados negam os crimes sexuais, afirmam que faltam provas para sustentar a sentença e alegam que um acidente causou as lesões na criança. Além disso, sustentam a prescrição da acusação de lesão corporal. Agora, o Tribunal poderá reavaliar o caso em segunda instância. Paralelamente, a Câmara de Vitória aguarda a comunicação oficial para decidir se adotará medidas administrativas.











