Quem é a guardiã da infância cotada para vice de Ferraço

Secretária da Casa dos Municípios da Ales amplia espaço nas articulações e passa a ser apontada como opção para vice na chapa governista

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 07 02t093457 615
Foto: Redes sociais - Joelma Costalonga

As negociações para as eleições estaduais de 2026 seguem em ritmo intenso no Espírito Santo. Nesse cenário, o nome de Joelma Costalonga passou a ganhar destaque. Atual secretária da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), ela aparece entre as opções do União Brasil para ocupar a vaga de vice-governadora em uma eventual chapa liderada por Ricardo Ferraço (MDB). Assim, a gestora passou a integrar as principais articulações da base governista.

Nesta sexta-feira (3), Joelma deve deixar o cargo para cumprir o prazo de desincompatibilização previsto na legislação eleitoral. Com isso, seu nome fica apto para disputar uma eleição, caso a aliança governista confirme sua indicação. Além disso, lideranças políticas avaliam que sua atuação nos municípios fortaleceu sua presença nas negociações. Por esse motivo, ela ampliou espaço nas conversas entre prefeitos, deputados e dirigentes partidários.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Outro fator que impulsionou sua projeção foi a coordenação do programa Guardiões da Infância. A iniciativa reúne ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Além disso, integra profissionais da saúde, educação, assistência social, conselhos tutelares e forças de segurança. Durante a implantação do programa, Joelma percorreu diversas cidades capixabas e estreitou o diálogo com gestores municipais. Dessa forma, consolidou seu nome entre as lideranças que hoje aparecem nas discussões sobre a sucessão estadual de 2026.