Findes participa da abertura da Marmomac, maior feira de mármore e granito do Brasil  

Presidente da Findes, Paulo Baraona, na abertura da Marmomac Brazil. Foto: Siumara Gonçalves/Findes -

O Espírito Santo é referência mundial quando o assunto é rochas ornamentais. Não é à toa que o Estado representa 80% de todas as exportações de mármore e granito do país, o que correspondeu a quase US$ 1 bilhão em 2024. Para expandir ainda mais a presença dos produtos das indústrias capixabas no mundo, o Estado de São Paulo recebe a partir desta terça-feira (18) até a próxima quinta-feira (20), a Marmomac Brazil.  

Na abertura do evento, que conta com a participação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o potencial das empresas capixabas foi o destaque. Em sua fala, o presidente da Findes, Paulo Baraona, destacou a importância do setor de pedras naturais para o Espírito Santo e a evolução tecnológica alcançada nos últimos anos.  

Foto: Siumara Gonçalves/Findes

“É muito representativo ver o quanto crescemos enquanto estado e país em termos de exportar produtos com cada vez mais maior valor agregado. Há pouco anos, comercializávamos apenas blocos de pedras naturais e hoje exportamos não apenas as chapas dos materiais, mas também projetos de aplicação final desses produtos. Isso mostra o quanto estamos investindo em tecnologias para agregar valor ao nosso produto”, comenta o presidente da Federação. 

Baraona também destacou a vocação natural que o Espírito Santo possui para o comércio exterior e a sua posição privilegiada em relação aos demais estados do país. “Isso permite que o Estado seja uma porta de entrada e saída para produtos vindos de todo o Brasil e dos mais diversos países.” 

Também integraram a comitiva capixaba o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins, e o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas (Centrorochas) e conselheiro vice-presidente da Findes, Tales Machado, além de empresários do setor. 

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, participou do evento e ressaltou a importância do setor produtivo para a geração de riqueza no Estado. “No ES consideramos que o trabalho, o emprego, é a melhor política social que podemos colocar de pé para que possamos prosperar. E o setor produtivo é quem gera esses empregos e renda”, disse.   

Marcaram presença na Marmomac também o deputado federal Evair de Melo, e representando o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.  

Já entre os participantes internacionais da cerimônia estavam Federico Bricolo, presidente do Grupo Veronafiere; Matteo Gelmeti, vice-presidente do Grupo Veronafiere e Senador da República Italiana; e Adolfo Rebughini, gerente-geral do Grupo Veronafiere; além do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

Por Siumara Gonçalves