Megaoperação da PF mira esquema de R$ 1,6 bilhão e cumpre mandados no ES

PF deflagra operação contra esquema bilionário de lavagem de dinheiro e cumpre mandados no Espírito Santo e em outros estados.

Arte Da Capa Da Mat Ria Do Site 1000 X 750 Px 2026 04 15t091847 428
Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em oito estados, entre eles, o Espírito Santo. |  Foto: Divulgação/PF -

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), a operação “Narco Fluxo”. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e ocultação de capitais. Além disso, os agentes atuam simultaneamente em oito estados, incluindo o Espírito Santo.

Ao todo, os policiais cumprem 45 mandados de busca e apreensão e 39 mandados de prisão temporária. A 5ª Vara Federal de Santos (SP) autorizou as medidas. Dessa forma, a investigação avança com base em decisões judiciais robustas.

Acompanhe as principais notícias do ES — receba grátis onde preferir!

Esquema bilionário

As investigações revelam que a quadrilha movimentou mais de R$ 1,6 bilhão. Para isso, o grupo utilizava diversas estratégias. Entre elas, estão operações financeiras de alto valor, transporte de dinheiro em espécie e transações com criptoativos.

Além disso, os criminosos estruturaram um sistema para dificultar o rastreamento dos recursos. Com isso, conseguiram ocultar valores e ampliar a circulação do dinheiro ilícito.

Mandados em vários estados

A operação ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. Portanto, a ação tem alcance nacional.

Durante as diligências, os policiais apreenderam veículos, dinheiro em espécie, documentos e equipamentos eletrônicos. Em seguida, as equipes vão analisar o material para aprofundar as investigações.

Bloqueio de bens

A Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados. Entre as medidas, estão o sequestro de patrimônio e restrições a empresas ligadas ao grupo. Assim, as autoridades buscam interromper o fluxo financeiro da organização.

MCs e influenciadores presos

Entre os presos estão os MCs Poze do Rodo e Ryan SP. Segundo as informações, os agentes prenderam Poze em casa, em um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Já Ryan foi detido durante uma festa em Bertioga, no litoral paulista.

Além deles, outros influenciadores também foram presos. Ao todo, mais de 200 policiais federais participam da operação.