
Baseado na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, o Grupo Teatral Caparaó apresenta o espetáculo “Capitu e Bentinho” em Vitória. As apresentações acontecem nos dias 18 e 19 de abril, às 19h30, no Theatro Carlos Gomes.
Além disso, a montagem traz uma releitura contemporânea do clássico da literatura brasileira. Em cena, os atores Bruna Frari e Danyel Sueth conduzem o público por uma narrativa intensa. Ao mesmo tempo, utilizam uma estrutura fragmentada e incorporam diferentes expressões artísticas.
Releitura questiona memória e verdade
O espetáculo propõe uma reflexão sobre temas como memória, verdade, amor e controle. Nesse sentido, a proposta convida o público a revisitar a história sob uma nova perspectiva.
Além disso, a peça levanta questionamentos sobre quem tem o direito de contar a história. Dessa forma, apresenta uma abordagem atual para um enredo que atravessa gerações.
Segundo o ator e diretor Danyel Sueth, a adaptação dialoga com a sociedade contemporânea.
“A ideia foi subverter e questionar o clássico, trazendo reflexões que fazem sentido para os dias de hoje”, destacou.
Desafios e protagonismo feminino
A atriz Bruna Frari destacou o desafio de interpretar Capitu. Segundo ela, a personagem exige profundidade e sensibilidade.
“É um desafio dar vida a uma personagem tão forte e presente no imaginário coletivo. Ao mesmo tempo, é gratificante representar uma mulher autêntica e inteligente”, afirmou.
Debates e inclusão cultural
Em algumas sessões, o espetáculo contará com debates conduzidos pela psicóloga Yasmin Martins. Assim, o público poderá aprofundar as discussões sobre os temas apresentados.
Além disso, uma apresentação especial será realizada para alunos da rede pública. Com isso, o projeto busca aproximar os jovens do ambiente teatral.
Projeto com incentivo cultural
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura (Secult). Além disso, conta com recursos do Funcultura e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.
Serviço
Espetáculo: Capitu e Bentinho
Datas: 17, 18 e 19 de abril
Horários:
- Sexta-feira (17): 14h (sessão para alunos)
- Sábado (18) e domingo (19): 19h30
Local: Theatro Carlos Gomes – Centro, Vitória
Ingressos: retirada pela plataforma Sympla
Classificação: 16 anos











