Secretário diz que o Irã está preparado “para uma longa guerra”

O conflito começou nesse sábado (28/2), após um ataque coordenado por Washington e Tel Aviv, que resultou na morte do líder supremo iraniano

Foto: Reprodução X -

Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, declarou nesta segunda-feira (2/3), em publicação no X, que o país se prepara para uma “longa guerra”. Além disso, ele afirmou que defenderá “a nossa civilização de seis mil anos, independentemente dos custos”.

Segundo Larijani, “O Irã, ao contrário dos Estados Unidos, se preparou para uma longa guerra. Como nos últimos 300 anos, não iniciamos este conflito. Nossas bravas Forças Armadas só atuaram em defesa. Portanto, defenderemos ferozmente a nós mesmos e a nossa civilização de seis mil anos, independentemente dos custos. E faremos com que os inimigos se arrependam de seu erro de cálculo”.

Além disso, em outra postagem, Larijani ressaltou que os iranianos não estão abertos a negociações com os Estados Unidos após os ataques recentes. “Não negociaremos com os Estados Unidos. De fato, a ilusão de Trump arrastou toda a região para uma guerra desnecessária, e agora ele está, com razão, preocupado com mais baixas americanas”, escreveu.

Entenda

O conflito teve início no sábado (28/2), após um ataque coordenado por Estados Unidos e Israel, que resultou na morte do líder supremo iraniano, Ali Khamenei. Em retaliação, Teerã lançou ofensivas contra bases militares americanas no Oriente Médio. Até o momento, os confrontos, portanto, deixaram centenas de mortos.