
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) que o Irã aprovou um acordo para encerrar o conflito no Oriente Médio. Com isso, segundo ele, os Estados Unidos cancelaram novos ataques militares que estavam programados para ocorrer nas próximas horas.
Trump divulgou a informação por meio da rede social Truth Social. Na publicação, o republicano declarou que as negociações alcançaram o mais alto nível da liderança iraniana e receberam aprovação para avançar. Até o momento, o governo do Irã não comentou as declarações do presidente americano.
Segundo Trump, o acordo inclui discussões sobre o programa nuclear iraniano, a navegação no Estreito de Hormuz e a suspensão de sanções econômicas contra Teerã. Além disso, ele afirmou que diversos países participaram das tratativas, entre eles Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Turquia, Paquistão, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Egito.
Em sua publicação, Trump informou que decidiu cancelar os ataques e bombardeios planejados contra o Irã. No entanto, ressaltou que o bloqueio naval dos Estados Unidos continuará em vigor até a conclusão formal do acordo.
O presidente também afirmou que as partes envolvidas aprovaram os principais pontos do entendimento. Apesar disso, ainda não há data definida para a assinatura oficial do documento. Segundo Trump, o local e o cronograma da formalização serão divulgados em breve.










