Na terça-feira de Carnaval (17), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A investigação apura vazamentos de dados sigilosos da Receita Federal envolvendo ministros do STF e seus familiares. O STF autorizou a operação após solicitação da Procuradoria-Geral da República. Além disso, foram adotadas medidas cautelares, como o uso de tornozeleiras eletrônicas e afastamento de função pública.
Vazamento fiscal
Em janeiro, o ministro Alexandre de Moraes abriu um inquérito para investigar a quebra irregular de sigilo fiscal pela Receita Federal e o COAF. A apuração foca no possível acesso e compartilhamento ilegal de dados sigilosos. O caso ganhou destaque com a divulgação de um contrato envolvendo o Banco Master e Viviane Barci de Moraes, esposa de Moraes.
Pressão política
Dentro do STF, há opiniões divididas sobre a investigação. Alguns ministros defendem a apuração, enquanto outros alertam sobre os impactos institucionais. O caso continua repercutindo politicamente, envolvendo discussões sobre o papel das instituições de controle.
