Carnaval atrai turistas do RJ, MG e DF e lota hotéis de Guriri

Turistas de vários estados já garantiram hospedagem no balneário de São Mateus

Foto: Reprodução -

A poucos dias do início da programação pública do Carnaval de Guriri, a procura por hotéis e pousadas do balneário já é intensa. A festa começa na próxima quinta-feira (12) e tem movimentado fortemente o setor turístico da região, em São Mateus. De acordo com gestores da rede hoteleira, a maioria das reservas é feita por turistas de municípios vizinhos, além de visitantes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Muitos são frequentadores antigos que retornam todos os anos, enquanto outros chegam pela primeira vez, atraídos pelas belezas naturais, gastronomia, localização das hospedagens e programação de shows gratuitos.

No Hotel Costa Marlin, no Lado Norte da ilha, cerca de 80% dos quartos estavam ocupados na tarde da última quarta-feira (4). Com 70 suítes, a gerente Magaly de Cássia Lafaiete ressalta que a movimentação tem sido positiva desde o fim do ano. “A procura por quartos para o Carnaval está ótima. Desde o Natal, o movimento tem sido muito bom, com finais de semana bastante procurados. A expectativa segue alta, principalmente após a divulgação da programação oficial”, afirma. Segundo ela, a maior parte dos hóspedes já confirmados vem do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Situação semelhante é registrada na Pousada Ilha Bella, também no Lado Norte. Segundo o recepcionista Antônio Jorge, restavam apenas três quartos disponíveis de um total de 30. “Está sendo um verãozão bacana. Todos os fins de semana com lotação máxima. No Réveillon, fechamos 100% e agora o Carnaval segue a mesma tendência”, relata. Os hóspedes vêm principalmente de Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de cidades do Norte do Espírito Santo.

No Lado Sul, a Pousada Alegre também registra alta procura. O gestor Amós Pena afirma que mais da metade das 17 suítes já está reservada, sendo 90% das confirmações de turistas mineiros. “Temos muitos clientes antigos que retornam todos os anos. O movimento melhora a partir do Natal, se mantém forte no Réveillon, cai um pouco na segunda quinzena de janeiro e volta a crescer agora com o Carnaval”, explica.

Estrutura preparada para seis dias de folia
A Prefeitura de São Mateus iniciou esta semana a montagem da estrutura para o Carnaval de Guriri, com decoração temática e instalação de um novo palco na área central, próximo à Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes.

A programação oficial prevê seis dias de festa, entre 12 e 17 de fevereiro, com shows nacionais e mais de 50 atrações regionais. Entre os nomes confirmados estão Simone Mendes, Lambasaia, Banda Selakuatro, Os Barões da Pisadinha, Papazoni e Netto Brito.

A expectativa do trade turístico é de que Guriri registre um dos carnavais mais movimentados dos últimos anos, com impacto direto na economia local.