
Na noite desta sexta-feira (30) e na madrugada de sábado (31), foi realizada mais uma operação integrada Força pela Vida, com foco na Lei Seca, na Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado. Durante a ação, 16 condutores se recusaram a soprar o bafômetro e um motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool.
A fiscalização simultânea ocorreu em pontos de abordagem das forças de segurança nos municípios de Vitória, Serra, Guarapari, Viana e Linhares, com o objetivo de combater a combinação proibida de álcool e direção.
A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em integração com forças de segurança pública e viária que compõem o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito. A operação faz parte da mobilização nacional de blitze temáticas da Lei Seca, em alinhamento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Durante a ação, 556 veículos foram abordados em seis pontos de fiscalização nos municípios. Foram realizados 519 testes do etilômetro (bafômetro): 1 condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool, e 16 condutores se recusaram a fazer o teste, sendo autuados de acordo com os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preveem multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Ao todo, foram registradas 131 infrações de trânsito por condutas que colocam em risco a segurança nas vias. Além das infrações relacionadas à alcoolemia, destacam-se: conduzir veículo não licenciado (38), conduzir veículo sem cinto de segurança (9), veículo em mau estado de conservação (3), conduzir veículo sem habilitação (3) e permitir posse a condutor inabilitado (3), entre outras.
A gerente de Fiscalização do Detran|ES, Flávia Jordane, reforçou a importância da integração entre as agências de trânsito para promover a segurança nas vias:
“Por meio do Comitê Integrado de Preservação da Vida estamos intensificando as ações do programa Força pela Vida, com a participação de agentes do Detran|ES, Polícia Militar, Polícia Civil, guardas municipais, PRFs, em uma abordagem ampla em todo o Estado. Nosso objetivo é ampliar o alcance das fiscalizações e inibir condutas irresponsáveis, salvando vidas.”
A operação contou com a participação de 73 agentes, incluindo Detran|ES, Polícia Militar do Espírito Santo (BPTran), Guardas Municipais de Serra e Vitória, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), Polícia Científica e Samu.
