Frente fria avança e muda o tempo no Espírito Santo nesta segunda-feira (19)

Sistema de origem polar provoca aumento de nuvens, pancadas de chuva e redução gradual do calor no estado

- Foto: Divulgação/ Internet

A semana começa com boas chances de mudança nos termômetros em vários estados do sul e sudeste brasileiros.

A segunda-feira (19) chega com uma frente fria de origem polar que avança pelas regiões Sul e Sudeste, trazendo chuvas mais frequentes, temporais isolados e uma diminuição gradual do calor histórico em algumas áreas. 

Regiões serranas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, por exemplo, poderão registrar temperaturas em torno dos 10°C neste início de semana.

Essa queda acentuada na temperatura está associada à injeção de ar mais frio no Sul e no Sudeste, com potencial de quedas de temperatura no decorrer da semana, além de temporal e chuva forte em uma faixa que pode se estender do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro nos próximos dias.

Segundo o Climatempo, essa frente fria deverá causar chuvas intensas e transtornos no litoral de São Paulo (especialmente baixada santista e Litoral Norte) e centro-sul do Rio de Janeiro (Paraty e Angra dos Reis, principalmente), entre segunda e terça-feira (20), com alagamentos em áreas urbanas, enxurradas, chuva de granizo e possibilidade de deslizamentos em áreas de encosta.

Essas áreas podem acumular chuvas entre 100 mm e 200 mm apenas entre segunda e terça, o que deixa a Defesa Civil destes estados em condição de alerta. Regiões metropolitanas de São Paulo e Rio terão dia ameno, com sensação climática de outono em pleno verão. 

Enquanto isso, outras regiões mais a Norte e Nordeste seguem com influência típica do verão de janeiro, com temperaturas elevadas e pancadas de chuva à tarde e início da noite em várias capitais e regiões do interior.  

Região Sul

O destaque fica por conta da frente fria atuando de forma mais intensa entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A previsão é de céu carregado, muitas nuvens, chuva moderada a forte em vários momentos e temporais isolados com raios e ventania, especialmente no litoral e áreas próximas ao oceano.

O que se vê é uma quebra do calor excessivo e sensação mais fresca em boa parte da região.

Região Sudeste

No Sudeste, a entrada da frente fria vinda do Sul começa a gerar instabilidade e aumento das nuvens já na manhã desta segunda-feira.

Ao longo do dia, as pancadas de chuva se espalham por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com chance de trovoadas e chuva mais intensa e prolongada em algumas áreas isoladas, sobretudo à tarde e no início da noite. 

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, o clima segue quente e úmido como é tradicional no verão, mas a proximidade da frente fria pode contribuir para formação de nuvens e pancadas de chuva à tarde, especialmente em áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com trovoadas localizadas.

Região Norte

O Norte continua sob forte influência do calor e da umidade elevadas, típicos da estação chuvosa, com previsão de chuvas isoladas à tarde e à noite, condições que podem vir em forma de pancadas fortes, mas de curta duração em pontos do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia.

Região Nordeste

No Nordeste, o tempo segue predominantemente quente e ensolarado, com possibilidade de chuvas passageiras no interior do estado durante o período da tarde, sem grandes acumulados previstos na maioria das áreas. As temperaturas seguem mais elevadas, típicas do verão nordestino.