Réveillon lota hotéis e aquece o turismo no Espírito Santo

Levantamento da ABIH-ES mostra ocupação acima de 90% na Grande Vitória, com hotéis já esgotados e expectativa de lotação total

- Hotéis cheios para o Réveillon. Foto: FreePik

As praias já estão lotadas e os hotéis do Espírito Santo operam no limite às vésperas do Réveillon. Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES) aponta ocupação acima de 90% em Vitória e Vila Velha e superior a 80% na Serra, com estabelecimentos que já atingiram 100% de lotação.

A pesquisa considera dados de hotéis associados apurados até esta segunda-feira (29). Segundo o setor, a expectativa é de ocupação total na maioria dos empreendimentos até a virada do ano.

O movimento intenso começou ainda no feriado de Natal. A ocupação média no período ficou acima de 80% no Estado, criando um efeito contínuo até o Réveillon.

“A demanda está muito elevada, principalmente em Vila Velha, por conta dos grandes investimentos em lazer e turismo, como shows e a queima de fogos”, afirma o presidente da ABIH-ES, Fernando Otávio Campos.

Litoral lidera a procura

As regiões voltadas ao lazer concentram os maiores índices de ocupação. Vila Velha aparece como o principal destaque, com hotéis operando acima de 90%. “Nas regiões litorâneas, já atingimos 100% em alguns hotéis”, diz Fernando Otávio Campos.

A previsão para a alta temporada, que ocorre em janeiro, é de que, no Estado como um todo, a ocupação fique acima de 70% e, nos fins de semana, possa atingir 100% nas regiões litorâneas.

Vitória e Serra também registram alta procura, mas com um perfil diferente. “A tendência é que Serra e Vitória fiquem um pouco abaixo de Vila Velha, porque as cidades têm um foco maior em negócios e eventos”, explica.

Montanhas também entram na rota

O aumento do fluxo não se restringe ao litoral. As regiões de montanha também apresentam crescimento na ocupação hoteleira neste fim de ano. “Percebemos um grande movimento nas montanhas, muito do capixaba que busca fugir do litoral, que já está cheio”, afirma o presidente da entidade.

Expectativa até a virada

Com a proximidade do Réveillon, o setor acredita que os números ainda podem subir. “Ainda há vagas em alguns estabelecimentos, mas acreditamos que pode chegar a 100% na maioria dos hotéis”, conclui Fernando Otávio Campos.

FONTE: ES 360