Autoridades de Angola suspendem trabalhos da ONG 'Zuzu for Africa', mantida com ajuda de influenciadores

Após influenciadores como Mari Menezes e Nathalia Valente aparecerem em trabalho voluntário ligado à ONG, a instituição vai paralisar as atividades por problemas com a documentação; no ano passado, Anitta também apoiou a organização fundada por brasileiros

- Autoridades de Angola suspendem trabalhos da ONG 'Zuzu for Africa', mantida com ajuda de influenciadores — Foto: Reprodução/ Divulgação

Autoridades do Governo Provincial do Bengo, uma das 21 províncias angolanas, suspenderam as atividades da ONG Zuzu for Africa, que nos últimos dias tem aparecido com frequência nas redes sociais.

Após influenciadores como Mari Menezes e Nathalia Valente aparecerem em trabalho voluntário ligado à ONG, a instituição vai paralisar as atividades. O anúncio aconteceu nas redes sociais.

A ONG, fundada por Bruna Madureira e Gabi Ferreira, diz que constrói escolas, postos de saúde e realiza o apadrinhamento de crianças em situação de vulnerabilidade. Agora, por problemas burocráticos, foi suspensa pelo governo local.

“A Zuzu for Africa, por meio desta nota, informa a todos os nossos colaboradores e ao público que nos acompanha, que infelizmente fomos surpreendidos com a SUSPENSÃO das atividades da Zuzu For Africa. Segundo informações do Governo Provincial do Bengo, a suspensão ocorreu devido à falta de regularização na documentação necessária. Ressaltamos que essa documentação foi solicitada desde 04 de julho de 2025 (conforme o protocolo a seguir) e que o protocolo, ainda está em andamento”.

Segundo a ONG, foram apresentados documentos necessários para a atividade, como comprovantes fiscais e reconhecimento de um representante legal no país. A organização também garante que informou o governo local sobre as atividades.

“É importante lembrar que a Zuzu For Africa está presente na comunidade há 8 anos, sempre buscando promover desenvolvimento e inclusão. Durante esse período, recebemos visitas de autoridades, elogios ao nosso trabalho e até mesmo contribuições pontuais que fortaleceram nossa missão. Estamos esperançosos de que essa situação será resolvida o mais breve possível e continuaremos firmes na luta e na missão que nos foi confiada”, encerra a nota.

Em 2024, a cantora Anitta também ajudou a ONG, arcando com os custos de inauguração de uma escola. “Obrigada, gente! Tudo lindo, muito lindo. […] Amei, estou impressionada com a rapidez que vocês montaram tudo isso. Que Deus possa continuar me abençoando para eu continuar compartilhando com vocês, e que a gente faça tudo cada vez maior”, disse ela na época.

Anitta ajudou ONG em 2024 — Foto: Reprodução/ Divulgação
Anitta ajudou ONG em 2024 — Foto: Reprodução/ Divulgação

Atuação de influenciadoras tem sofrido questionamentos

Neste domingo, uma publicação do influenciador e ex-BBB João Luiz gerou grande repercussão. Ele fez comentários após as influenciadoras Mari Menezes e Nathalia Valente compartilharem fotos e vídeos ao lado de crianças em situação vulnerável.

Elas viajaram como parte de um projeto local da ONG Zuzu pelo Mundo, que arrecada dinheiro para crianças. A instituição foi fundada por Bruna Madureira e Gabi Ferreira.

A influenciadora Nathalia Valente inclusive respondeu ao desabafo do ex-BBB. “Essa “exposição” que ele tanto está reclamando conseguiu arrecadar dinheiro para a construção de 26 casas! As crianças dormem no chão de barro, quando chove elas ficam em pé esperando a água secar um pouco, não tem cama, e com certeza deve ter visto um dos vídeos que mostramos as condições de moradia deles…”

FONTE: MARIA CLAIRE