Museu da História da Motocicleta começa dia 10 de dezembro

A abertura oficial da exposição está marcada para às 17 horas, do dia 10 de dezembro. Para a exposição foram selecionadas 30 motocicletas, entre elas, antigas e customizadas,

A cultura da motocicleta ganhará destaque entre os dias 10 a 12 e 15 a 19 de dezembro de 2025, quando o pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) receberá a primeira EXPOSIÇÃO Itinerante do Museu da História da Motocicleta. Com entrada gratuita, a ação promete atrair público diverso e apresentar um panorama histórico, cultural e artístico do universo das motocicletas.

A abertura oficial da exposição está marcada para às 17 horas, do dia 10 de dezembro. Para a exposição foram selecionadas 30 motocicletas, entre elas, antigas e customizadas, além de acessórios disponibilizados pela Associação de Colecionadores de Motocicletas Clássicas e Customizadas do Espírito Santo (ACMCC-ES). A exposição também contará com quadros e esculturas relacionados ao mundo da motocicleta, produzidos por artistas de vários lugares do Brasil, entre eles o artista contemporâneo, Jota Pilatte. A arte é usada nesta exposição para contar apresentar as 12 motocicletas do cinema mundial.

Outra personalidade do mundo das motos que estará presente no evento é o Cowboy da Moto, Antônio Caribé Silva Júnior, campeão mineiro que cedeu sua moto de competição para a exposição junto com o uniforme e troféus.

Objetivo e conceito da exposição

Segundo o presidente da Associação de colecionadores de motocicletas clássicas e customizadas do Espírito Santo, Marcelo Paranhos, a Exposição Itinerante tem como proposta criar um espaço turístico, interativo e educativo, utilizando as motocicletas como elemento de aproximação entre dois mundos: o das motocicletas clássicas e o das motocicletas customizadas. O visitante terá a oportunidade de conhecer o universo da customização, um mercado milionário e em expansão, representado por estilos consagrados como Café Racer, Scrambler, Bobber e Shopper, referências mundiais na representação artística de motocicletas. No mesmo espaço, o visitante também descobrirá como as motocicletas estiveram presentes em fatos históricos desde o final do século XIX até os dias atuais. A Exposição Interativa também conta com uma instalação especial sobre a segunda guerra mundial, como a motocicleta original Zundapp, fabricada em 1934.

“Nós pretendemos viajar o Espírito Santo todo no ano que vem com essa exposição e o museu está procurando uma cidade que queira abrigar  definitivamente o museu em terra capixaba para que no final do ano o museu não vá para São Paulo”, reforça Paranhos.

Relevância e contexto capixaba

As motocicletas têm ganhado cada vez mais espaço no Espírito Santo e em todo o Brasil, seja pela praticidade, seja pelo custo acessível. Dados do relatório “Dados do Setor de Duas Rodas”, elaborado pela Abraciclo com base em informações da Senatran, revelam que o Espírito Santo possui 1.000.061 habilitados nas categorias A e similares, além de 745.971 motocicletas registradas, em uma população de 4.102.129 habitantes (2024). Isso significa que 74,6% dos capixabas possuem uma motocicleta, evidenciando a importância desse meio de transporte no estado.

Segundo o presidente da Associação de colecionadores de motocicletas clássicas e customizadas do Espírito Santo, Marcelo Paranhos, a Exposição Itinerante chega para valorizar a história do motociclismo, estimular a educação no trânsito e fomentar o interesse pelo mundo custom.

Sobre a Exposição Itinerante do Museu da História da Motocicleta

O projeto visa percorrer diferentes municípios do Espírito Santo, disseminando conhecimento, cultura e a história do motociclismo por meio de acervos raros, ações educativas e contato direto com colecionadores e especialistas.

MUSEU DA HISTÓRIA DA MOTOCICLETA

Museu da História da Motocicleta é a concretização de um sonho — o sonho de muitos apaixonados por motos desde a infância. Assim como tantos meninos e meninas que crescem fascinados por essas máquinas que unem potência, estilo e liberdade. Presente em todos os cantos do mundo, a motocicleta move pessoas e emoções — seja para o trabalho, para o lazer ou simplesmente para sentir o vento no rosto e o prazer de estar em movimento. Mais do que um simples meio de locomoção. Ela é expressão, cultura e arte. Museu da História da Motocicleta celebra esse universo de duas rodas: um espaço encantador, criativo e democrático, onde cada visitante pode redescobrir o significado da paixão, da liberdade e da aventura sobre uma moto. O Museu da História da Motocicleta é um projeto inovador e transformador, que tem como propósito valorizar a cultura, impulsionar o turismo e celebrar a paixão pelas duas rodas no Espírito Santo.

Programação

  • Data: dias 10 a 12 e 15 a 19 de dezembro de 2025 (segunda a sexta)
  • Horário: das 8h às 18h
  • Local: Pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES)
  • Entrada: Gratuita

10/12 – 13h – Reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Ales, com a presença de Teydi Deguchi, da Shibuya Garage.

10/12 – 15h – Teydi Deguchi (customizador) e JOTA PILATTE (artista contemporâneo) atendem a imprensa e convidados na área da exposição.

10/12 –17h – Abertura da EXPOSIÇÃO Itinerante do Museu da História da Motocicleta ao público.