
O bairro Santa Cruz, localizado na Região Norte de Linhares, lidera o ranking dos bairros mais violentos do Espírito Santo em 2025. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram 11 assassinatos registrados entre janeiro e setembro, o que representa 27% das mortes violentas intencionais ocorridas no município durante o período.
O número de homicídios em Santa Cruz é equivalente ao total de casos registrados em Cachoeiro de Itapemirim, cidade que possui população maior que Linhares — 198 mil habitantes contra 183 mil —, o que reforça a gravidade da situação.
Quando comparado a outros bairros das cidades que mais registram assassinatos no Estado, Santa Cruz também se destaca negativamente. O bairro supera Laranjeiras, na Serra (7 homicídios), Cobi de Baixo, em Vila Velha (5 mortes) e Jardim Botânico, em Cariacica (6 ocorrências).
Dois anos antes, em 2023, o bairro Nova Esperança, também em Linhares, ocupava o posto de área mais violenta do município, com 13 assassinatos registrados.
Moradores relatam que Santa Cruz é uma comunidade periférica marcada pela atuação de grupos ligados ao tráfico de drogas, o que contribui para o alto índice de homicídios.
Casos recentes demonstram o cenário de insegurança. No início deste mês, Marlon Carlos Rocha, de 29 anos, foi assassinado a tiros dentro de um bar. Já em janeiro, Rogério dos Santos, de 37 anos, foi sequestrado e encontrado morto com sinais de tortura em uma área de mata do bairro.
Entre janeiro e 29 de setembro, o Espírito Santo registrou 552 homicídios dolosos, distribuídos em 60 municípios. A Sesp destaca que o levantamento considera apenas homicídios intencionais, que representam 84,15% das mortes violentas, e não inclui feminicídios, latrocínios, confrontos policiais ou lesões corporais seguidas de morte.
Os municípios com mais de dez homicídios no período são:
- Vila Velha – 89
- Serra – 74
- Cariacica – 62
- Linhares – 39
- São Mateus – 29
- Vitória – 28
- Guarapari – 16
- Viana – 14
- Aracruz – 13
- Colatina – 13
- Cachoeiro de Itapemirim – 11
- Barra de São Francisco – 10
Entre os dez municípios cinco são do Norte e Noroeste.
FONTE: ES FALA