PF deflagra operação contra quadrilha de roubo de cargas no ES

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), a Operação Vareio, para desarticular uma organização criminosa especializada em roubo de cargas e caminhões, além de receptação e lavagem de dinheiro. A ação acontece no Espírito Santo e em outros quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.

Ao todo, a Justiça expediu 35 mandados de prisão temporária e 49 de busca e apreensão, além de medidas de sequestro de bens e valores e da suspensão de atividades de empresas ligadas ao grupo.

Origem das investigações

As apurações tiveram início a partir da Operação Cacaria. Durante o trabalho, a PF identificou uma quadrilha armada envolvida no roubo de caminhões, desmanche de veículos e venda de peças em diversos estados. Parte do comércio ocorria até mesmo em plataformas virtuais.

De acordo com os investigadores, a quadrilha praticou pelo menos 50 crimes entre agosto de 2024 e junho de 2025. A meta do grupo era roubar dois caminhões por semana.

Como o grupo agia

Os criminosos usavam bloqueadores de sinal de celular, GPS e Wi-Fi para dificultar o rastreamento dos veículos. Os caminhões roubados eram levados a galpões, onde passavam por desmanche. As peças seguiam para a comercialização com notas fiscais falsas.

Um dos integrantes tinha ligação com uma empresa de rastreamento de veículos e fornecia acesso privilegiado a informações tecnológicas, facilitando a ação da quadrilha.

Os roubos eram executados de diferentes formas: abordagens armadas, falsas contratações de fretes por aplicativos e até ataques em locais de descanso de caminhoneiros.

Lavagem de dinheiro

O lucro das ações criminosas era movimentado por meio de contas em nome de terceiros e empresas de fachada, caracterizando um esquema de lavagem de capitais.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, roubo, receptação e lavagem de capitais.