Quem é Viviane Barci de Moraes punida pelo governo Trump com lei Magnitsky

O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, impôs sanções financeiras a Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.

Assim como Alexandre, Viviane é advogada, formada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), e comanda o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, no Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo. Onde atua em diferentes áreas jurídicas, como constitucional, administrativo, penal e empresarial.

Dois dos três filhos de Viviane com o ministro também são sócios do escritório. Viviane também é formada em publicidade e é sócia da Lex Instituto de Estudos Jurídicos, que também foi sancionada pelos EUA.

Viviane também é formada em publicidade. — Foto: Reprodução/ Escritório Barci De Moraes.

Viviane também é formada em publicidade. — Foto: Reprodução/ Escritório Barci De Moraes.

Com a designação, todos os eventuais bens de Viviane nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ela. O governo norte-americano já havia feito o mesmo com Alexandre de Moraes em julho. Nem o ministro, nem a esposa podem realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA — usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo.

A sanção da esposa de Moraes com a lei Magnitsky compõe uma estratégia de retaliação do governo Trump contra o ministro do STF.