Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo forma 105 novos soldados

Novos Soldados do Fogo do Espírito Santo são formados e reforçam atuação do CBMES em defesa da vida e do patrimônio.

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizou, na noite desta segunda-feira (25), a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2025. A Corporação passa a contar com mais 105 militares, que assumem a nobre missão de salvar vidas e proteger patrimônios dos capixabas.

A solenidade ocorreu no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), no bairro Mário Cypreste, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, que destacou a importância da missão dos novos soldados do fogo.

“Quero dizer a vocês que estão entrando nesta valorizada e respeitada instituição que em todos os momentos mais desafiadores dos meus três mandatos de governador, o Corpo de Bombeiros sempre esteve ao meu lado. Eu tenho que destacar a responsabilidade de vocês serem referência na comunidade em que vocês vivem, porque quando você é referência, você precisa dar conta da responsabilidade que você tem”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, parabenizou os formandos, destacando que este é mais um investimento do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no fortalecimento do efetivo das forças de segurança pública.

“Hoje celebramos uma grande conquista! São 105 novos Soldados do Fogo prontos para servir com coragem, disciplina e dedicação à sociedade. Parabéns a cada um que concluiu essa jornada desafiadora e agora integra oficialmente a família do Corpo de Bombeiros Militar. A missão foi cumprida e uma nova começa: salvar vidas e proteger o próximo”, destacou o secretário.

Durante o período de formação, os 105 novos soldados participaram de várias atividades no curso de formação em período integral. A grade curricular contou com disciplinas como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos, salvamento veicular e ações de defesa civil.

Além dos conhecimentos técnicos, também foram exigidos dos soldados o preparo intelectual e psicológico com o objetivo de preparar o futuro bombeiro militar para o desempenho das suas missões, especialmente aquelas que envolvem vítimas em situações de alto risco. O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, falou diretamente aos formandos.

“São meses árduos de treinamento, e hoje vocês estão recebendo a maior recompensa, que é passar a integrar as fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Esta honrosa missão passa a nortear suas ações e fazer parte de suas vidas. Neste momento em que parabenizo os novos soldados, agradeço também ao governador Renato Casagrande, que dedica sua atenção às forças de Segurança, garantindo investimentos, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que nos permitem recompor a tropa, atualizar equipamentos, construir novas unidades, ampliando a capacidade de resposta e de atendimento aos capixabas”, declarou o coronel Cerqueira.

Os novos soldados integrarão todas as unidades contempladas no Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros Militar, tanto da Grande Vitória como no interior. Eles serão empregados em diversas atividades, tais como salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, defesa civil, cursos e instruções, normalizações, vistorias, conscientização, palestras, atividades sociais, prevenção contra incêndio e pânico e combate a incêndio.

FONTE: GOVERNO DO ES