Semente rica em magnésio ajuda a saúde do intestino e reduz a pressão

A nutricionista Andrezza Botelho destaca os “poderes” da semente, com potencial de beneficiar a saúde cardiovascular e intestinal

- Fcafotodigital/Getty Images

Quem come melão costuma tirar e jogar as sementes fora. Entretanto, esses “grãos” são “altamente nutritivos e oferecem diversos benefícios para a saúde”, conforme enfatiza a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo. Diante do leque de nutrientes disponíveis nos “caroços” da fruta, a especialista elenca os motivos para consumir o “alimento riquíssimo”.

Pós-graduada em medicina do estilo de vida, Andrezza pontua quanto à semente de melão ser fonte em fibras e, consequentemente, melhorar o funcionamento do intestino e aumentar a saciedade. “Também fornece proteínas vegetais, gorduras boas e minerais, como magnésio, ferro e zinco”, lista.

A expert em nutrição salienta sobre os “grãos” serem benéficos para a saúde cardiovascular: “A semente de melão pode ajudar a reduzir a pressão arterial devido ao conteúdo de gorduras insaturadas e minerais como o magnésio.”

“Essas substâncias auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos e na regulação da pressão, promovendo a saúde cardiovascular. Além disso, as fibras presentes ajudam no controle do colesterol, o que contribui para o funcionamento do coração e a manutenção da pressão arterial em níveis adequados”, explica Andrezza Botelho.

Foto colorida de fatia de melão - Metrópoles
A semente de melão tem propriedade antioxidante e, por isso, atua na prevenção do envelhecimento

Outro poder da semente de melão abordado pela nutricionista é a ação antioxidante: “Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças crônicas”. A especialista define o “caroço” como um alimento riquíssimo em cálcio biodisponível, com potencial de chegar mais rápido e sem empecilhos às células.

“Novamente, vale enfatizar sobre a semente de melão ter alto teor de magnésio, mineral que ajuda a fixar o cálcio nos ossos”, reitera.

Consumo da semente

Caso tenha melão na geladeira e já queira comer a semente, a pós-graduada em medicina do estilo de vida salienta que o alimento deve ser ingerido “preferencialmente seco ou triturado”. “Está liberado o consumo na forma torrada, em farinhas ou bebidas, como leite vegetal”, sugere.

Foto colorida de metade de melão - Metrópoles
A semente não pode ser consumida de forma exagerada, conforme a nutricionista Andrezza Botelho

A seguir, Andrezza menciona alguns preparos com a semente de melão:

  • Uma forma prática é lavá-la, secar bem e, depois, torrar no forno para usar como snack ou acrescentar em saladas, iogurtes e sopas.
  • Também pode ser triturada para formar uma farinha, que pode enriquecer pães, bolos e vitaminas.
  • O ideal é consumir com moderação e sempre em preparações que facilitem a digestão.

A nutricionista explana ser “fundamental” que as sementes de melão sejam bem higienizadas e, preferencialmente, torradas ou trituradas antes do consumo, para facilitar a digestão e reduzir o risco de contaminação por micro-organismos. Ela instrui evitar a ingestão exagerada do alimento. “É calórico e, em grandes quantidades, tende sobrecarregar o sistema digestivo”, detalha.

FONTE: METROPOLES