
O Espírito Santo fechou o mês de maio com 64 homicídios registrados, o menor número para o período desde 1996, e Presidente Kennedy está entre os 24 municípios capixabas que não tiveram nenhum assassinato registrado em 2025. O dado reforça a posição do município do Litoral Sul como uma das localidades mais seguras do Estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a redução da violência letal é resultado direto do programa Estado Presente em Defesa da Vida, política pública que vem apresentando resultados expressivos em todas as regiões capixabas.
Entre janeiro e maio de 2025, o Espírito Santo contabilizou 319 homicídios dolosos, 76 a menos que no mesmo período do ano passado, quando houve 395 mortes. A queda representa uma redução de 19,2% na violência letal em todo o Estado.
Além de Presidente Kennedy, outros 23 municípios — como Venda Nova do Imigrante, Apiacá, Alfredo Chaves e Iconha — não registraram nenhum homicídio este ano. Muqui, também na região Sul, segue como o município há mais tempo sem assassinatos: 1.417 dias.
Para o governador Renato Casagrande, o bom desempenho é fruto de um trabalho conjunto. “Mais de 70% dos municípios não tiveram homicídios neste mês, sendo o melhor mês de maio de toda a série histórica. E o mais importante é que estamos reduzindo os indicadores em relação ao melhor resultado da história, que ocorreu em 2024”, destacou.
A capital Vitória, por exemplo, já acumula 75 dias sem registros de mortes violentas, e 43 cidades ultrapassaram a marca de 60 dias sem esse tipo de crime. A Grande Vitória teve uma queda de 21,2% nas ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado, com 152 homicídios em 2025.
Mulheres também estão mais protegidas
Outro avanço importante registrado neste ano é a redução das mortes violentas de mulheres. De janeiro a maio de 2025, foram registrados 35 assassinatos femininos, sendo 13 feminicídios. No mesmo período de 2024, o número total foi de 39, com 15 feminicídios, o que representa uma redução de 13,3% nas mortes por violência doméstica.
O secretário estadual de Segurança, Leonardo Damasceno, reforçou o papel estratégico das forças policiais e do uso da tecnologia no combate ao crime: “Estamos em um caminho que o criminoso deve começar a pensar duas vezes antes de matar no Espírito Santo”, afirmou.
Com uma atuação firme, investimento contínuo em inteligência, infraestrutura e valorização profissional, o Espírito Santo caminha para se tornar um dos cinco estados mais seguros do Brasil. E Presidente Kennedy segue dando sua contribuição para esse cenário, sendo destaque pela paz e segurança que oferece aos seus moradores.
FONTE: KENNEDY EM DIA