Festival Marajá Cultura e Arte celebra história, arte e resistência em Planalto Serrano

Celebração da arte urbana e da memória periférica marca o Festival Marajá, que acontece em Planalto Serrano, na Serra.

No próximo sábado (07), a Avenida Bela Vista, em Planalto Serrano Bloco A, no município da Serra, vai receber um evento cultural que promete marcar a história da região: o Festival Marajá Cultura e Arte. Das 9h às 22h, a comunidade vivenciará um dia inteiro de arte urbana, oficinas, exposições, batalhas de MCs e shows que celebram a diversidade e a memória do território.

Realizado pela Cardeal Cultural, com o apoio da Associação de Moradores de Planalto Serrano e do Centro Municipal das Juventudes (SEDIR), o festival é contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) – Edital 04/2023 de Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult).

A programação começa logo cedo, às 9h, com grafites ao vivo nos muros da Praça do Trabalhador, realizados por artistas capixabas. Às 13h, o público poderá participar de um workshop gratuito de grafite e conferir a exposição “Olhares sobre um novo Marajá”, composta por fotografias tiradas por adolescentes e jovens da comunidade durante oficinas oferecidas pelo próprio festival.

À noite, os holofotes se voltam para o palco principal. Uma batalha de MCs movimenta o público com premiação de R$ 1.000,00 para os primeiros colocados. Em seguida, o DJ PL aquece o som antes do tão esperado show nacional com MC Martinho, ícone do funk carioca das antigas, que sobe ao palco às 20h.

Mais do que um evento artístico, o Festival Marajá é um tributo à história da comunidade. Seu nome remete à ocupação da antiga Cohab Marajá nos anos 1970, quando trabalhadores nordestinos, após a falência da empresa Marajá, ocuparam residências abandonadas em busca de moradia. O bairro foi oficialmente instituído em 1987, mas muitos moradores ainda chamam o local de “Marajá”, em memória de sua origem.

O festival busca revitalizar espaços urbanos e fortalecer a identidade periférica, usando a arte como ferramenta de resistência, celebração e transformação.

Serviço:

Festival Marajá Cultura e Arte

Data: 07 de Junho

Horário: De 09h às 22h

Local: Avenida Bela Vista – Planalto Serrano Bloco A, Serra – ES, 29178-203

FONTE: SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA (SECULT/ ES)